Cursos no Senai em 2017



O Senai oferta diversos cursos técnicos para os interessados em se capacitar profissionalmente. Confira as principais informações.

O Senai – Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial oferece aos interessados em se qualificar uma variedade muito grande de cursos. Eles se encontram distribuídos entre as mais diversas áreas do conhecimento a exemplo das de química, telecomunicações, eletrônica, elétrica e mecânica entre diversas outras. O principal objetivo desses cursos é promover a formação técnica profissionalizante de nível médio. Quando termina seu curso no Senai o aluno recebe um diploma que o certifica como um profissional técnico na área escolhida.

Inscrições no Senai 2017:

O primeiro passo para ingressar nos cursos do Senai é realizar a inscrição. Após isso, o estudante irá passar por um processo seletivo.



Para as vagas que são oferecidas nos turnos matutino e vespertino é preciso que o candidato já tenha, no mínimo, concluído a 1° série do Ensino Médio. Já os alunos do ensino supletivo que desejam fazer um curso no Senai 2017 é preciso que os mesmos tenham concluído no mínimo 50% do curso.

Por fim, para os cursos noturnos é exigido que o aluno já tenha terminado por completo sua formação no Ensino Médio.



Custos:

Os cursos que são oferecidos pelo Senai são completamente gratuitos. A única exceção neste caso são os materiais didáticos (as apostilas e livros). Estes são pagos já no momento da matrícula quando é cobrada uma taxa referente ao material de cada semestre.

Os cursos mais concorridos:

De acordo com a região do país a concorrência para os cursos pode variar. Mas, entre eles alguns se destacam na preferência dos candidatos. Entre eles estão: Técnico em Eletrônica, Técnico em Mecânica e Técnico Têxtil.

Leia também:  Curso Técnico em Guia de Turismo no IFES

O principal pré-requisito exigido dos candidatos que quiserem se inscrever em algum dos cursos do Senai 2017 é contar no mínimo com 14 anos de idade. Além disso, para se matricular é necessário ainda que estejam cursando o 2° ano do Ensino Médio.

Para fazer as inscrições o aluno precisa selecionar o curso que quer fazer e que é oferecido pelo Senai.

Confira mais detalhes sobre os cursos oferecidos pelo Senai:

O curso de técnico em Mecânica do Senai visa qualificar os profissionais para o planejamento e o controle de todos os processos envolvendo a produção mecânica. O aluno deste curso também está qualificado a planejar e executar a manutenção mecânica de equipamentos. Além disso, ele está apto a coordenar equipes e fazer parte do desenvolvimento de projetos mecânicos.

No caso do curso de Técnico em Eletrotécnica ele tem como finalidade tornar o estudante apto para trabalhar em empresas do setor de serviços de geração, distribuição e transmissão de energia. Ao se formar nesse curso o aluno também poderá trabalhar em indústrias de máquinas, componentes elétricos e equipamentos, no setor do comércio elétrico e até como profissional liberal.

O curso de Técnico em Eletrônica planeja tornar o aluno um profissional qualificado para trabalhar no desenvolvimento de projetos e instalações que envolvem o setor eletrônico. O formando neste curso pode ainda executar serviços de manutenção e instalação em automação industrial, telecomunicações e eletroeletrônica.

Já o curso de Técnico Têxtil tem como objetivo habilitar o estudante para atuar no processo de planejamento e coordenação dos mecanismos de fiação, tecelagem e beneficiamento têxtil. Além disso, o Técnico Têxtil se torna apto para o desenvolvimento e implementação de novos produtos e serviços que envolvem qualquer área da indústria têxtil.

Inscrições no Senai 2017:

De uma forma geral os candidatos aos cursos do Senai podem fazer suas inscrições já a partir da primeira quinzena do mês de janeiro. Para acessar a página de inscrição acesse o link: www7.fiemg.com.br/SENAI.

Leia também:  Curso Grátis Com Certificado de Libras Básico na Prime Cursos

As provas de seleção dos candidatos acontecem no dia 21/08/2017.

No mesmo site acima é possível verificar informações mais detalhadas tais como preços para as inscrições, cursos disponibilizados por cada unidade e datas de chamada.

Por Denisson Soares

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *