Áreas que mais vão contratar profissionais com Qualificação Técnica



Tendência para os próximos anos de contratação de profissionais com Qualificação Técnica.

O ano de 2016 foi muito ruim para as pessoas em relação aos seus empregos. Muitos trabalhadores com a crise que assolou o país perderam seus empregos e se viram em situações muito complicadas.

Para ter uma ideia o número de desempregados em 2016 houve um aumento de dois milhões de desempregados em todo o Brasil, chegando a 12 milhões de brasileiros que ficaram sem sua principal fonte de renda.



Já a expectativa para o ano de 2017, segundo alguns especialistas, é que a partir do meio do ano que as coisas poderão melhorar. No entanto, inicialmente a taxa de desemprego deve subir para depois cair.

Mapa do Trabalho:

O SENAI elaborou uma pesquisa em que lista os principais setores entre os anos de 2017 e 2020 que precisarão de profissionais com qualificação técnica, na qual identificou como Mapa do Trabalho Industrial.



Para os próximos anos, algumas áreas vão contratar diversos trabalhadores com qualificação técnica e 6 delas vão ter que formar muitos profissionais para suprir a demanda.

Quer saber quais áreas vão precisar de tantos profissionais qualificados e se a sua área é uma delas? Continue lendo este artigo que ficará sabendo. Vamos listar quais são a seguir.

As 6 áreas que vão mais contratar a partir de 2017:

O estudo feito pelo SENAI identificou que o Brasil terá que qualificar cerca de 13 milhões de trabalhadores para as áreas industriais, além de contratar, terá também que qualificar quem já está no mercado.

Confira a lista a seguir e veja quais são as áreas em que você poderá estar a partir deste ano:

1º – Alimentos

Leia também:  Curso Gestão de Projetos na Alumni COPPEAD

A indústria de alimentos é a área que está em primeiro lugar e a que vai mais contratar profissionais para compor seu quadro, cerca de mais de 830 mil oportunidades para os próximos anos e as profissões são para os confeiteiros, operadores de processamento de alimentos e os salgadeiros.

2º – Metalmecânica

Com o término da crise, é esperado que as famílias voltem a comprar mais eletrodomésticos e bens que são produzidos pela industrias, e desta forma devem aumentar a produção nas industrias metalmecânica e os profissionais que serão contratados serão os ajustadores mecânicos ou também chamados ferramenteiros, podendo chegar a mais de 680 mil empregos.

3º – Vestuários e Calçados

As melhores chances serão para quem possuem a qualificação técnica para trabalhar como costureiros industriais, os mecânicos de máquinas industriais e também os modelistas. A expectativa é uma demanda para mais de 480 mil profissionais.

4º – Construção

A construção civil sofreu muito neste último ano de 2016 e perdeu muito mercado. A tendência para o setor é a construção de edifícios e obras de infraestrutura e os profissionais como encanadores, carpinteiros, mestre de obras e pintores serão os que terão o seu espaço no mercado.

A procura por estes profissionais será muito grande cerca de quase 435 mil oportunidades.

5º – Veículos

Para os próximos anos os mecânicos de manutenção de veículos e os eletricistas serão os mais demandados e a qualificação será uma prioridade para estar no mercado de trabalho, a expectativa é a busca por pelo menos 266 mil profissionais.

6º – Energia

Fechando a lista o setor de energia vai precisar de muitos profissionais qualificados e a busca será por eletricistas de Redes de Distribuição, além de montadores de sistemas Fotovoltaicos.

Leia também:  Curso de Educação de Jovens e Adultos na Prime Cursos

Devido ao investimento privado nas indústrias deste setor a demanda será cerca de mais de 230 mil profissionais.

Agora que você já sabe sobre a tendência de mercado e quais áreas estarão em alta para os próximos anos, compartilhe este artigo com outras pessoas para muitos possam ter uma oportunidade no mercado.

Por Marcio Ferraz

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *