Curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras do Pronatec



Saiba mais sobre o curso técnico oferecido pelo Pronatec, as características da profissão, salário e mercado de trabalho.

Criado pelo governo federal em 2011, o Programa de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec), já formou mais de nove milhões de estudantes por todo o país. Os mais de 200 cursos oferecidos pelo Pronatec são de qualidade com professores altamente capacitados para lecionar as mais variadas disciplinas e, por isso, os cursos do Pronatec são bastante disputados pelos estudantes.

Para se inscrever é necessário ter idade mínima de 16 anos, estar cursando o segundo ano do ensino médio ou já ter concluído e não ter renda familiar acima de um salário mínimo e meio por pessoa.



Ainda não foram divulgadas quando serão as inscrições, mas estima-se que será em breve.

Um dos cursos mais disputados pelos alunos é o de Tradução e Interpretação de Libras, pois se trata de uma profissão com bastante crescimento no mercado, que ainda é carente de profissionais desse ramo, ou seja, as chances de se darem bem na profissão são enormes para os alunos formados pelo Pronatec.



As funções desse profissional são interpretação entre o português e a linguagem de sinais e vice-versa, tradução de vídeos em português para a linguagem de sinais, análise prévia das traduções realizadas, traduções de linguagem de sinais para o português escrito. Lembrando que o profissional deve sempre respeitar a ética da cultura surda, entre outros.

O mercado de trabalho para o técnico em tradução e interpretação de libras é bem vasto e pode ser em unidades de atendimento médico públicas ou privadas, empresas privadas ministrando palestras, dinâmicas, eventos, seminários e até em emissoras de TV.

Leia também:  Cursos Rápidos no Senai PR

A carga horária do curso é 1.200 horas e pode ser concluído em 16 meses, segundo o Pronatec. Pode ser feito de forma presencial ou via online com provas e simulados e em ambas as formas o aluno consegue o certificado registrado pelo MEC.

O salário inicial médio do técnico em tradução e interpretação de libras, dependendo do porte da empresa em que se trabalha e da bagagem curricular, pode variar entre R$ 1.800,00 até R$ 2.500,00 segundo o sindicato da categoria. Não deixe essa oportunidade de ter um vasto campo de trabalho e invista em uma profissão que cresce a cada dia mais.

Por Rodrigo Souza de Jesus

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *