Cursos Técnicos oferecidos na Faetec (RJ)



Faetec tem como responsabilidade a introdução de cursos técnicos gratuitos e qualificação profissional no estado do Rio de Janeiro.

A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) está atendendo uma média de 300 mil alunos anualmente em 130 núcleos de ensinos oferecendo cursos Técnicos de Ensino Médio, Formação inicial e continuada, Qualificação profissional e Educação Superior.

A entidade surgiu em 10 de junho de 1997, não tem fins lucrativos e foi criada pela Lei nº 2.735/97 sendo modificada pela Lei nº 3.808/02. A sede do Faetec fica em um grande complexo de mais de 1.900.000 m², no bairro Quintino Bocaiuva, na zona norte da capital carioca.



Área de Atuação:

A Faetec tem ampla área de atuação, ofertando Educação Profissional e Tecnológica de qualidade, pública e de graça. A rede foi implementada em todas as regiões do Rio de Janeiro, uma média de 51 cidades podem contar com a presença e apoio da Fundação que oferece diversas oportunidades de ensino.



Unidades da Faetec no RJ:

– Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)

– Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps)

– Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs)

– Escolas de Artes Técnicas (EATs)

– Faculdades de Educação Tecnológicas do RJ (Faeterjs)

– Centros de Referência em Formação de Profissionais de Educação (Iserj e Isepam)

Os cursos tecnológicos ofertados pela Rede são:

– Ambiente e Saúde

– Controle e Processos Industriais

– Desenvolvimento Educacional e Social

– Gestão e Negócios

– Informação e Comunicação

– Infraestrutura

– Produção Alimentícia

– Produção Cultural e Design

– Produção Industrial

– Recursos Naturais

– Segurança

– Turismo, Hospitalidade e Lazer

O programa de inclusão na educação vocacionado para dar estímulo, foi o precursor da política de inclusão Educacional que teve inicio em novembro de 2003. A ação tem finalidade de incluir pessoas com deficiências no ensino/educação, proporcionando oportunidades de galgar uma Educação Profissional.

Leia também:  Curso Técnico em Segurança do Trabalho no Senac (MS)

Além de todas essas qualificações a Escola ainda oferece à comunidade escolar outros ambientes como: salas de recursos Multifuncionais, Intérpretes de Libras, Salas para Braille, Formação em Libras entre outros.

Na parte cultural o aluno pode contar com cursos de música popular e erudita, destacando-se também o curso Técnico de Dança da Escola Técnica do Estado Adolpho Bloch, o primeiro curso da América Latina.

Por Ruth Galvão

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *