O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) advém de uma iniciativa do governo federal em favor da democratização do acesso à educação e oferta de cursos profissionalizantes e técnicos para os estudantes, de modo que eles se preparem para o mercado de trabalho. Essencialmente voltado para jovens com baixa renda, o PRONATEC prioriza estudantes que fazem parte de famílias que recebem auxílio do governo, como é o caso do Programa Bolsa Família. Os cursos que são oferecidos pelo PRONATEC são mantidos pelo governo federal, mas disponibilizado pelas instituições de educação com as quais o governo tem parceria.
De 2011 a 2014, o PRONATEC contabilizou mais de oito milhões de matrículas em seus cursos. Mas, nos últimos anos, a crise financeira nacional afetou o Brasil em diversos aspectos, inclusive na educação, em que houve cortes orçamentários consideráveis, especialmente nos programas sociais relacionados à área. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o PRONATEC – está incluído nessa realidade, pois com a crise, os postos de emprego diminuíram, logo a redução das vagas disponibilizadas pelo programa afetou o seu então sucesso, já que a necessidade de qualificação profissional não era mais tão iminente.
Todavia, se em 2016 as coisas tendem a melhorar, em 2017 a estabilidade das vagas que são oferecidas pelo PRONATEC acontecerá. A meta é expandir a oferta de vagas nos cursos, de modo a preencher a demanda do mercado de trabalho e, ainda que haja menos vagas do que nos anos anteriores, a expectativa é positiva para 2017.
Para conhecer os cursos oferecidos pelo PRONATEC basta acessar o site do MEC ou visitar uma de suas escolas parceiras, onde, inclusive, acontecerão as inscrições e as matrículas para 2017. Em geral, os cursos mais procurados pelos estudantes são: o de técnico em informática, técnico de controle ambiental e técnico em auxiliar administrativo, assim, deverão ser mantidos em 2017.
O MEC já publicou que destinará uma quantia considerável ao SENAI – um dos parceiros PRONATEC – para o financiamento de suas bolsas em 2017. Ressaltando também que os cursos do PRONATEC são também ofertados em parceria com empresas que buscam uma mão de obra qualificada e específica para contratação e já visualizam esse perfil entre os estudantes do PRONATEC.
Flávia Figueirêdo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?