Cursos Gratuitos no SENAC





Confira aqui uma lista de cursos gratuitos ofertados pelo SENAC.

O mercado de trabalho cada vez mais vem se mostrando exigente e competitivo. Diante disso, a capacitação profissional inicial ou continuada se torna algo imprescindível para o currículum do trabalhador, seja para que ele consquiste um emprego ou se mantenha contratado. Existem no Brasil inúmeros e excelentes cursos de aprendizagem, capacitação e qualificação. O grande problema é que grande parte da população não possui condições financeiras para este tipo de gasto. Pensando nisso, o Senac, que possui excelência em cursos, criou o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oferece diversos cursos com custo zero, para a população de baixa renda, que podem ser feitos pelo sistema de Educação a distância (EAD).

Os cursos oferecidos vão desde Formação Inicial e Continuada (Aprendizagem, Capacitação e Aperfeiçoamento) até Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Qualificação e Habilitação Técnicas). Estarão disponíveis para todo o território brasileiro, considerando a realidade de cada região.




As vagas serão disponibilizadas somente para pessoas carentes, cuja renda per capita ( por pessoa) não ultrapasse dois salários mínimos federais. Além disso, é preciso que o candidato esteja cursando ou já tenha concluído a Educação Básica e, que seja trabalhador, estando empregado ou desempregado.

Para se inscrever, basta preencher um formulário de inscrição que estará disponibilizado nas Unidades do Senac ou no site oficial. Nesta ficha de inscrição constarão dados importantes e determinantes para a seleção. Dentre as informações pessoais que são solicitadas, o candidato se responsabilizará por uma Autodeclaração de renda e Termo de Compromisso e Matrícula. Dessa forma, é importante salientar que ao clicar em "aceite", o candidado assume a responsabilidade pelos dados informados.


Como há um grande número de inscritos, existe um processo seletivo que considera os seguintes critérios:

  1. Seleção por Estado;
  2. Curso e Quantidade de vagas;
  3. Classificação do candidado (realizada a partir de análise dos dados informados) e ordem de inscrição;
  4. Validade dos documentos ( comprovação dos dados).

O candidato inscrito será informado por e-mail quando selecionado, passando a ter a matrícula efetivada. Porém, antes de se inscrever diretamente em um curso, é importante que se busque informações sobre ele. Para isso, basta clicar na Guia "Pré-requisitos" de cada curso, onde estarão todas as informações que possibilitarão ao candidato saber se os requisitos estão de acordo.

Fique ligado! As datas para início das inscrições e dos cursos serão lançadas na guia " Sobre o Curso" de cada programação. Acessa a página http://ead.senac.br./cursos-por-area/gratuitos e saiba mais informações.

Sirlene Fátima Oliveira Justo



One Comment - Escrever um Comentário

Post Comment