Estão abertas as inscrições para 1.550 vagas para bolsistas que tenham interesse em fazer parte do Programa Brasil Alfabetizado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A oportunidade é para alfabetizadores, coordenadores de turmas e também tradutores-intérpretes da Língua de Sinais (Libras).
O prazo para inscrição fica aberto somente até o dia 26 de fevereiro e os interessados devem entregar todos os documentos que estão descritos no edital nas Diretorias Regionais de Educação (DRE’S).
As vagas foram distribuídas da seguinte maneira: 1.000 vagas para a função de alfabetizador, 250 para o cargo de coordenador de turma e 200 para tradutor-intérprete. Os alunos que tiverem interesse em ingressar no programa, contarão com 15 mil vagas para várias áreas e cursos, que foram distribuídos em diversas localidades, na modalidade formação inicial e continuada (FIC).
O Ministério da Educação (MEC) organiza o programa de alfabetização desde 2003, que tem como principal finalidade alfabetizar os jovens, adultos e também os idosos, com o intuito de contribuir para a educação e desenvolvimento do País, além de ampliar o acesso à cidadania, principalmente, para as pessoas que não tiveram a oportunidade de ler e escrever.
No estado de Tocantins, por exemplo, segundo o diretor de projetos e programas educacionais da Seduc a meta é se esforçar para superar o índice de analfabetismo atual e, assim, levar educação integral e humanizada aos municípios do estado.
O processo seletivo é realizado por meio da inscrição e entrega de documentação (caráter eliminatório), elaboração de texto (caráter classificatório) e última etapa é a análise de documentação exigida.
O Programa Brasil Alfabetizado tem abrangência em todo o País e conta com atendimento prioritário aos municípios que tem uma taxa de analfabetismo menor, e a maioria esta situado na região nordeste.
Os requisitos para a seleção de cada cargo constam no edital e as inscrições podem ser feitas na Seduc das regionais do estado.
Por Babi
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?