Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos




O programa teve início em 2013 e oferece ensino técnico gratuito para os participantes do ENEM.

O Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), programa de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que teve início em 2013, oferece novas oportunidades para ingresso no ensino técnico gratuito para os participantes do ENEM.

Considerando a necessidade de profissionais especializados, o programa proporciona às pessoas de baixa renda uma formação técnica. Visa aprimorar a capacitação dos cidadãos brasileiros e ampliar as possibilidades de entrada no mercado de trabalho para os seus alunos.


vagas em várias áreas com aproximadamente 122 tipos de cursos que são realizados em diversas instituições.

Cursos oferecidos pelo programa: Técnico em Segurança de Trabalho, Técnico em Logística, Técnico em Enfermagem, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Massoterapia, Técnico em Mecânica, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Estética, Técnico em Farmácia, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Análise Clínica, Técnico em Química, Técnico em Cuidados com Idosos, Técnico em Nutrição, entre outros.

Não é permitido participar do programa pessoas que estejam fazendo um curso técnico no âmbito da Bolsa-Formação e qualquer outra vaga gratuita ou curso de graduação por meio de programas financiados pela União.


Existe uma política de ações afirmativas no Sisutec que reserva vagas para estudantes que cursaram o ensino médio completo em alguma escola da rede pública ou como bolsista integral nas instituições privadas, bem como para negros, pardos e indígenas.

Os interessados em participar do Sisutec devem fazer a inscrição gratuita, através da internet, no site oficial do programa (sisutec.mec.gov.br). No ato da inscrição, o concorrente deve indicar, conforme preferência, até duas opções de cursos com vagas disponíveis que podem ser alteradas durante o período destinado as inscrições. Se a nota do candidato o classificar nas duas opções escolhidas, ele será automaticamente direcionado para sua primeira opção.

O processo seletivo é feito a partir da nota do ENEM. O sistema seleciona os inscritos mais bem classificados em cada curso oferecido. Após, serão realizadas 2 chamadas que fornecerão um prazo para efetivação da matrícula na instituição. Somente depois da conclusão da matrícula a ocupação da vaga é confirmada.   

É importante ficar atento, pois a seleção é realizada apenas duas vezes no ano no início do semestre letivo.

Por Bruna Rocha Rodrigues



Post Comment