A importância do relacionamento entre cliente e vendedor



A relação entre cliente e vendedor deve ser embasada especialmente na confiança mútua, onde o vendedor se prontifica a oferecer um bom produto, pelo preço mais justo possível, e o consumidor se compromete a pagar o preço justo pelo produto em questão.

Esses aspectos são de extrema importância para um processo de venda atingir o sucesso para ambas as partes. Sem a confiança entre o vendedor e o consumidor nada de concreto pode ser executado.



Especialmente para o vendedor, conquistar a confiança do cliente nem sempre é uma tarefa fácil. Para executar isso com destreza, o vendedor deve sempre passar um ar de autoridade e credibilidade ao seu cliente em relação ao produto que está sendo vendido.

Autoridade: refere-se ao ponto que tange o fato de o vendedor saber tudo sobre o produto. O vendedor deve transmitir confiança sobre o produto e repassar toda e qualquer informação relevante ao uso de determinado produto ao consumidor. A autoridade de um vendedor vem da sua capacidade de argumentação na hora da venda. Ele deve fazer isso de maneira mais clara e objetiva ao consumidor, sem nervosismo aparente. Se não executada dessa forma, o vendedor perde muitos pontos com relação a autoridade durante o processo de venda. Consequentemente, a venda pode não ser concretizada



Credibilidade: refere-se à confiança do cliente sobre o produto que a este está sendo oferecido. A credibilidade faz com que o consumidor confie na procedência e na qualidade do produto ou serviço. Algo que o consumidor pode fazer para saber mais sobre a credibilidade do vendedor junto ao produto que está sendo oferecido é notar se o vendedor também faz uso do produto, ou se por acaso ele daria esse produto para as pessoas que ele gosta. Isso mostra claramente se o produto tem qualidade ou não.

A confiança mútua entre vendedor e consumidor é essencial para todo o processo de venda. Somente através dos pilares que envolvem a confiança é que uma venda pode ser considerada um sucesso pelas duas partes envolvidas.

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