Senai-MT oferece cursos técnicos gratuitos pelo Pronatec





São 1.892 vagas abertas em vários cursos técnicos no Senai-MT.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso (Senai-MT) abriu as inscrições para matrícula nos cursos técnicos gratuitos, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.  

São, no total, 1.892 vagas, que se destinam a estudantes que estejam matriculados  no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio.  




As inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de setembro e as aulas iniciarão no dia 21 de setembro. As inscrições são gratuitas e os estudantes recebem o material didático, também gratuito e uma ajuda de R$ 2,00 por hora aula, valor destinado à ajuda de transporte ou alimentação. 

As 1.892 vagas são para cursos oferecidos nas seguintes cidades do MT: Campo Verde, Cuiabá, Barra dos Bugres, Tangará da Serra, Primavera do Leste,  Rondonópolis, Colíder, Sinop, Nova Mutum, Cáceres, Barra dos Garças, Brasnorte, Juína, e Várzea Grande. 


Os cursos oferecidos são: design de móveis, design de interiores, edificações, análises químicas, eletrotécnica, automação industrial, agroindústria, segurança do trabalho, logística, produção de moda, meio ambiente e panificação.  

Para se candidatar às vagas, é necessário que os interessados procurem a Assessoria Pedagógica do Estado, no seu município e lá realizar a pré-matrícula. Para a pré-matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência, CPF, e comprovante de escolaridade. 

Na Assessoria Pedagógica, o candidato receberá uma carta de encaminhamento, que deverá ser apresentada juntamente com os demais documentos no Senai de sua cidade, para dessa forma efetivar a sua matrícula. 

O Pronatec é um programa do Governo Federal, criado em 2011 e que tem como meta profissionalizar, por meio de cursos técnicos e de cursos de formação profissional, estudantes, pessoas que buscam aprender uma profissão e beneficiários dos programas sociais do governo. 

É uma ótima oportunidade para quem tem interesse em especializar-se em alguma área e  mais tarde conseguir a sua colocação no mercado de trabalho, começando assim a trilhar a sua carreira profissional.

Por Elia Macedo



One Comment - Escrever um Comentário

Post Comment