Pronatec oferece cursos técnicos gratuitos em Minas Gerais




São disponibilizadas 4.840 vagas em 17 cursos pelo Pronatec em cidades de Minas Gerais.

Interessados em se inscrever para os cursos técnicos gratuitos do Pronatec, em Minas Gerais, podem realizar a matrícula até o dia 14 de setembro. O requisito principal é estar cursando o ensino médio, na rede pública do Estado, segundo informações da “Agência Minas”, ligada ao governo estadual.

No total, o Pronatec disponibiliza cerca de 4.840 vagas para 17 cursos. As aulas acontecerão em 39 cidades mineiras. De acordo com o site, estão previstos cursos, como Mecânica, Análises Clínicas, Enfermagem, Telecomunicações, Design de Móveis, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.


Ao se inscrever, o aluno precisa escolher o curso que pretende fazer, a cidade, a instituição e em quais turnos deseja estudar. Aos interessados em participar, basta realizar a inscrição no site da Secretaria de Educação de Minas. Lembrando que a lista dos selecionados para participar dos cursos será divulgada no site da secretaria.

O Governo do Estado também oferece outras opções de cursos técnicos do Pronatec dentro das escolas públicas. Neste caso, a programação é diferente, em relação ao calendário do programa divulgado pelo Governo Federal.

Os cursos nas escolas têm inscrições abertas até o dia 20 de setembro. Segundo a “Agência Minas”, as aulas começam no dia 21 de setembro. Os alunos podem concorrer a mais de 3.200 vagas, distribuídas em 46 cidades. Cerca de 51 escolas oferecem os cursos, com opções para aulas voltadas a Logística, Contabilidade, Joalheria, etc.  


Consulta de vagas:

O programa do Governo Federal disponibiliza também cursos para outros estados do País, direcionados a alunos do ensino fundamental e ensino médio. Para descobrir se existem vagas em sua cidade, basta entrar no site do Pronatec (pronatec.mec.gov.br/inscricao), e clicar na seção “pesquisar vagas”. Será preciso informar o nível de escolaridade, cidade e instituição (escola pública, ensino federal, etc.).

Dúvidas sobre inscrições, críticas, elogios ou sugestões podem ser feitos através do telefone: 0800 61 61 61, neste caso, escolha a opção 8. O portal também oferece a seção com as “perguntas mais frequentes” e respectivas respostas, que podem esclarecer algumas dúvidas.

Por Letícia Veloso

Related Post



Post Comment