Pronatec oferece cursos técnicos gratuitos



O Pronatec caracteriza-se por ser um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. É um sistema de assistência à educação que foi criado pelo Governo Federal do Brasil e que visa popularizar a oferta de cursos técnicos gratuitos para capacitar as pessoas com educação profissional e tecnológica, permitindo melhorar o currículo profissional e proporcionar condição de trabalho, com mão de obra mais qualificada para o Brasil.

O Governo tem interesse em investir R$ 14 bilhões no Pronatec até o ano de 2015, com o objetivo de disponibilizar mais de 8 milhões de vagas em cursos profissionalizantes em diversas áreas como mecânica, comércio, entre outras.



O projeto oferece cursos para pessoas com nível médio, que podem ser realizados presencialmente ou à distância, conforme o tipo de curso e a oferta pela instituição, pois o objetivo é melhorar a qualidade de ensino das escolas públicas, além de oferecer oportunidades educacionais para as pessoas trabalharem ou conseguirem um emprego melhor.

A prioridade de atendimento é do público com vulnerabilidade social e podem participar as instituições que desejam ofertar os cursos em parceria com o SENAI e SENAC.



O Pronatec prioriza os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive aqueles da EJA (Educação de Jovens e Adultos), trabalhadores e os beneficiários dos programas do Governo Federal que recebem benefícios como o Bolsa-Família. Também podem se candidatar os estudantes que tenham estudado em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Para as pessoas que desejam maiores informações sobre os cursos técnicos, é preciso procurar a Secretaria de Educação do seu estado. Caso esteja interessado em cursos de qualificação profissional, procure os postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou acesse endereço eletrônico pronatec.mec.gov.br

Leia também:  Cursos Gratuitos de Inglês e Informática - Taboão da Serra (SP)

Enfim, as pessoas não podem deixar a oportunidade de aprender cada vez mais. Por isso, não percam tempo e faça um curso técnico ou de qualificação pelo Pronatec.

Por Jaqueline Mendes Rodrigues dos Santos

Foto: divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

3 Comments

  1. Procuro tecnico em informatica ,apenas precisamos de oportunida, e se caso hover vaga ficarei muito feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *