ENEM 2012 – Novas regras para a correção da Redação





As novas regras para a correção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012 foram anunciadas no dia 24 de maio pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As principais alterações foram no tocante à redação, que, de acordo com Mercadante, passaram a ter “filtros mais precisos” para avaliação.

Além disso, os testes serão corrigidos por duas pessoas diferentes, sendo que cada uma estará responsável por analisar cinco competências. As notas dos corretores serão individuais e, caso apresentem uma diferença de até 200 pontos, será feita uma média aritmética para poder chegar à nota final. Caso a diferença seja de mais de 200 pontos, o teste será corrigido uma terceira vez. Se a diferença na nota continuar, uma banca com três corretores fará uma nova avaliação com a supervisão de um Professor Doutor.




Quanto às provas de competência, cada uma das cinco competência vale 200 pontos, podendo chegar a mil pontos. Se os avaliadores tiverem uma diferença de mais de 80 pontos em alguma das competências, a prova relativa a ela será corrigida por um terceiro corretor.

O ministro ainda informou que será entregue um manual de redação para cada aluno que for prestar o ENEM, explicando todas as alterações. Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério da Educação (MEC).


O ENEM deste ano teve o prazo de inscrições aberto no da 28 de maio, que seguirá até o dia 15 de junho. A prova será realizada nos dias 3 e 4 de novembro.

Por Matheus Camargo



Post Comment