Enem 2012 – Inscrições

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abriu no dia 28 de maio as inscrições para as provas de 2012, que serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro.

O período de inscrições será de 28 de maio a 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35,00, exceto para alunos da rede pública de ensino, que serão isentos do pagamento da mesma.

Na edição de 2011, o exame teve a participação de mais de 6 milhões de estudantes. Neste ano (2012), somente no primeiro dia de inscrições houve, em média, 600 registros de inscrições por minuto.

As provas deste ano serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro, e terão duração de quatro horas e meia no primeiro dia e cinco horas de meia no segundo, por este ser composto de, além das noventa questões, uma redação.

Desde 2009 o ENEM ganhou maior importância por substituir o vestibular tradicional das universidades federais do país, além de auxiliar na nota final dos vestibulares estaduais, como da Vunesp, e também dos particulares, como da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A prova também é pré-requisito para aqueles que desejam participar de programas de acesso ao ensino superior, como o ProUni (Programa Universidade para Todos) ,o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), e o Ciência sem Fronteiras.

Podem participar alunos que estão cursando ou já concluíram o 3° ano do ensino médio, também aqueles que desejam obter certificação do ensino médio, ou aqueles que somente desejam conhecer o estilo da prova, para estes existe a modalidade “treineiro”, que não permite a concorrência às vagas.

Por Marina Lara

Compartilhe

Posts Recentes

Dicas de Como Estudar Atualidades para a Prova do Enem 2023

Enem 2023 ocorre entre 5 e 12 de novembro. Veja o que cai, em que… Leia Mais

Curso para profissionais da moda venderem mais

Apaixonada por moda, Joyce Alano ao longo de 22 anos de experiência profissional trabalhou em… Leia Mais

Vagas para curso técnico em eletrotécnica

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Formiga, está com inscrições abertas para preenchimento… Leia Mais

Vagas para curso técnico para cuidados com idosos

A UFPB abre processo seletivo para Curso técnico em cuidado do Idoso. A população está… Leia Mais

Cursos Técnicos e de Graduação no IFAM: 3400 vagas abertas

O Instituto Federal do Amazonas está com inscrições abertas de seu processo seletivo para Cursos… Leia Mais