Enem 2012 – Inscrições





O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abriu no dia 28 de maio as inscrições para as provas de 2012, que serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro.

O período de inscrições será de 28 de maio a 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35,00, exceto para alunos da rede pública de ensino, que serão isentos do pagamento da mesma.




Na edição de 2011, o exame teve a participação de mais de 6 milhões de estudantes. Neste ano (2012), somente no primeiro dia de inscrições houve, em média, 600 registros de inscrições por minuto.

As provas deste ano serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro, e terão duração de quatro horas e meia no primeiro dia e cinco horas de meia no segundo, por este ser composto de, além das noventa questões, uma redação.


Desde 2009 o ENEM ganhou maior importância por substituir o vestibular tradicional das universidades federais do país, além de auxiliar na nota final dos vestibulares estaduais, como da Vunesp, e também dos particulares, como da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A prova também é pré-requisito para aqueles que desejam participar de programas de acesso ao ensino superior, como o ProUni (Programa Universidade para Todos) ,o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), e o Ciência sem Fronteiras.

Podem participar alunos que estão cursando ou já concluíram o 3° ano do ensino médio, também aqueles que desejam obter certificação do ensino médio, ou aqueles que somente desejam conhecer o estilo da prova, para estes existe a modalidade “treineiro”, que não permite a concorrência às vagas.

Por Marina Lara



Post Comment