Curso Grátis Com Certificado de Gastronomia Básica no INEAD




Curso tem carga horária de 40 horas e é online. Ele disponibiliza um Certificado ao final mediante pagamento de uma taxa.

O Portal INEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância), site especializado em oferecer cursos online e gratuitos em diversas áreas do conhecimento, está oferecendo o curso de “Gastronomia Básica” que terá carga horária total de 40 horas. O Portal conta com uma metodologia de ensino baseada no dinamismo e praticidade e é 100% online.

O profissional de Gastronomia possui conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas de manuseio e preparo dos alimentos. Esse profissional pode ser responsável também pela gestão, processos industriais, segurança alimentar, valor nutricional e características dos alimentos, legislação relacionada à indústria alimentícia e entre outras.


Pode atuar em diversas áreas, entre elas estão Chef de cozinha, Personal Chef, Segurança alimentar, Indústria Alimentícia, Consultoria e Gestão.

O Chef de cozinha é responsável pelo planejamento e preparo de cardápios em restaurantes, hospitais, hotéis, bares, etc. É ele quem coordena a equipe de cozinheiros e realiza a seleção dos fornecedores. O Personal chef atua em residências exercendo as mesmas funções do chef de cozinha. Quem está na área de segurança alimentar atua como vigilante e é responsável por realizar vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes garantindo que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas. Já que atua na Indústria Alimentícia, atua no desenvolvimento de novas receitas e testando os produtos que são criados pela indústria. O profissional que presta consultoria atua como consultor de empresas alimentícias como o objetivo de propor mudanças que tragam melhorias no desempenho e na organização. Há inclusive a possibilidade de seguir a carreira acadêmica ministrando aulas ou também de atuar como crítico gastronômico. Quem opta pela gestão vai trabalhar na área administrativa de restaurantes e refeitórios em hotéis e hospitais. É ele também que contrata e treina profissionais, gerencia o estoque e as finanças.

Esse profissional também pode optar por abrir seu próprio restaurante, bar, confeitaria entre outras.


Por ser um curso livre de atualização e qualificação, o curso é direcionado principalmente para profissionais da área da gastronomia se atualizarem e qualificarem. Mesmo o curso sendo mais direcionado para quem está ligado a essa área, não há pré-requisitos para ingresso nele, pois o objetivo é capacitar estudantes e profissionais de todas as idades, grau de escolaridade e área de atuação em busca de qualificação.

Veja abaixo o conteúdo que o aluno aprenderá no curso:

Introdução

Aula 1 – Móveis, Equipamentos e Utensílios da Cozinha

Aula 2 – A Cozinha Profissional

Aula 3 – Hierarquia da Cozinha Profissional

Aula 4 – Higiene

Aula 5 – Técnicas Culinárias

Aula 6 – Bases da Cozinha

Aula 7 – Ervas e Agentes Aromáticos

Aula 8 – Molhos

Aula 9 – Ovos

Aula 10 – Grãos e Cereais

Aula 11 – Legumes

Aula 12 – Massas

Aula 13 – Carne Bovina

Aula 14 – Carne Suína

Aula 15 – Outras Carnes

Aula 16 – Aves Peixes e Frutos do Mar

Os interessados em participar do curso, devem realizar um cadastro no Portal, através do preenchimento de um formulário que deve conter os dados pessoais do aluno. Após a realização do cadastro, será criada uma conta de acesso ao site, para o acesso as aulas.

Os cursos possuem material didático online, que ficará liberado para download e impressão. Esse material não será enviado para a residência do aluno, através dos correios, ficará disponível somente no ambiente virtual.

O Portal INEAD oferece ao aluno, o certificado valido em todo o Brasil e legalizado de acordo com a lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) nº 04/99 MEC (Ministério da Educação).

Para obter o certificado o aluno deverá realizar uma avaliação final, composta por 10 questões de múltipla escolha ou do tipo V e F. Nessa avaliação ele deverá ter no mínimo 60% de acertos para ser aprovado. Após a aprovação, o aluno deve efetuar o pagamento de R$37,90 referente à emissão do certificado.

O pagamento poderá ser feito com o boleto bancário, cartão de débito, cartão de crédito ou PagSeguro. Após o pagamento ser confirmado e o aluno ser aprovado na avaliação, o certificado será liberado no site para que sejam feitos o download e a impressão do mesmo.

A aquisição do certificado não é obrigatória, pois o aluno que decidir não adquirir poderá cursar normalmente qualquer um dos cursos oferecidos pelo INEAD.

Para obter mais informações sobre o curso basta acessar o link: http://www.inead.com.br/curso/297/gastronomia-basica.

Por Rosângela Rodrigues



Post Comment