Curso Grátis Com Certificado de Eletrônica Básica no INEAD




Curso tem 20 horas de carga horária e pode ser realizado na modalidade online.

O site INEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância) está com inscrições abertas para o curso online e gratuito de “Eletrônica Básica”. Esse é um curso livre, que tem a função de atualizar e qualificar. Para participar dele não há pré-requisitos, quaisquer pessoas interessadas em aprender mais sobre o tema, independentemente da idade, grau de escolaridade ou área atual de atuação pode ingressar no curso, pois o objetivo dele é exatamente a capacitação de profissionais e estudantes de diversas áreas.

O curso terá carga horária total de 20 horas, o acesso às suas aulas acontece de imediato após a realização do cadastro e será 100% online, uma modalidade ideal para quem não dispõe de muito tempo, pois permite que o aluno estude em seu próprio ritmo.


Para realizar o cadastro, o aluno deverá preencher um formulário solicitado pelo Portal, onde deverão constar algumas informações pessoais (nome completo, CPF, cidade, e-mail e senha). A partir desse cadastro, será criada uma conta de acesso ao Portal, e o e-mail e senha informados servirão para que o aluno consiga acessar as aulas todas as vezes que for realizar o curso.

Veja abaixo o conteúdo programático do curso:

Aula 1 – Uso do Multitester (multímetro)

Aula 2 – Técnicas de soldagem de componentes


Aula 3 – A Solda

Aula 4 – Tensão Corrente Elétrica e Resistência

Aula 5 – Estudo dos Resistores

Aula 6 – Estudo dos Capacitores

Aula 7 – Estudo dos Diodos

Aula 8 – Estudo dos Transístores

Aula 9 – O Circuito Integrado (CI)

Aula 10 – Fonte de Alimentação

Aula 11 – Outros componentes usados na eletrônica

Aula 12 – Alguns cuidados na manutenção de aparelhos

Todos os cursos oferecidos pela INEAD são legalizados de acordo com a lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) nº 04/99 MEC (Ministério da Educação). O certificado emitido ao final dele é válido para todo o território brasileiro e poderá ser utilizado para diversas finalidades, como complementar horas extracurriculares na universidade, atualização do currículo, poderá ser utilizado em processos de seleção de mestrado ou doutorado e ainda poderá ser usado em concursos público (mediante verificação do edital).

Tanto o curso como o acesso às apostilas e avaliações são gratuitos, porém para que a emissão do certificado seja realizada, será necessário que o aluno pague o valor de R$37,90, além disso ele precisará realizar uma avaliação final, que comprove os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas.

Os alunos que já possuírem conhecimento no assunto e quiserem apenas adquirir o certificado para poder comprovar seus conhecimentos, podem optar por irem diretamente para a prova final, sem realizar o curso. Caso seja aprovado, basta efetuar o pagamento e o certificado será liberado.

O pagamento poderá ser efetuado através de boleto bancário, cartão de debito, cartão de credito ou PagSeguro e a liberação do certificado no ambiente virtual será de acordo com a forma de pagamento escolhida, pois cada uma delas tem um prazo diferente para compensação. Ocorrerá em até 3 dias úteis caso o aluno opte por pagar com boleto bancário, em até 10 horas caso pague com débito online e se a forma de pagamento for no cartão de crédito ou através do saldo PagSeguro a liberação será imediata.

Após a confirmação do pagamento e a aprovação na avaliação final, o certificado não será enviado para a residência do aluno e sim disponibilizado para download no site do Portal, onde o próprio aluno deverá fazer a impressão.

A aquisição do certificado não é obrigatória, pois o aluno que decidir não adquirir poderá cursar normalmente qualquer um dos cursos oferecidos pelo INEAD.

Além desse curso, o Portal oferece ainda outros cursos nas áreas administrativas, comunicação e marketing, construção civil, contabilidade e economia, direito, eletricidade eletrônica, gastronomia, informática, mecânica e Indústria, meio ambiente, moda e estilismo, recursos humanos, saúde & bem-estar, turismo e hotelaria entre outras. Informações sobre esses cursos podem ser obtidas através do site oficial http://www.inead.com.br.

Para obter informações mais detalhadas a respeito do curso de “Eletrônica Básica”, como conteúdo, certificado, carga horária, pagamento e opiniões de outros alunos sobre o conteúdo basta acessar o link http://www.inead.com.br/curso/50/eletronica-basica.

Por Lorena Ruiz



Post Comment