Pronatec 2018 – Inscrições



Edição de 2018 do Pronatec ofertará diversas vagas para interessados em realizar cursos técnicos.

Quem está em busca de uma profissionalização para melhorar a sua vida precisa saber que a partir do dia 22 de janeiro estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Uma oportunidade criada pelo Governo Federal, o programa vem auxiliando jovens e adultos a se destacarem no mercado de trabalho.



Se você quer saber mais sobre como funciona e sobre como fazer para participar, fique ligado em todos os detalhes para não ficar de fora. Vamos a eles:

Pronatec 2018: como funciona?

O Pronatec funciona oferecendo centenas de bolsas para cursos de formação de jovens e de adultos que tenham baixa renda ou, ainda, para interessados no programa e que já sejam cadastrados em algum dos programas de assistência do Governo, como é o caso do Bolsa Família.

Participar é muito fácil, uma vez que o candidato não precisa passar por nenhum processo seletivo, como o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. Por isso, basta somente acessar o portal do programa e, após, esperar pela aprovação no sistema da sua inscrição.



A oferta dos cursos possui uma divisão em modalidades, são elas: cursos técnicos I, com duração máxima de 1 ano e destinadas principalmente para as pessoas que já tenham concluído a formação em nível médio; cursos técnicos II, similar ao anterior, porém destinado para pessoas que ainda estejam cursando o nível médio; e bolsa-formação ou formação inicial e continuada, que possui uma duração de, no mínimo, dois meses e destinada para beneficiários de programas sociais do Governo, como já citado anteriormente.

É importante salientar que as vagas do Pronatec são abertas duas vezes a cada ano. Sendo assim, ainda haverá uma segunda edição, além dessa, no ano de 2018 para quem quiser se inscrever.

Requisitos para o Pronatec 2018

Uma vez que o Pronatec é do Governo Federal, quem estiver interessado em participar precisa preencher alguns requisitos para o acesso aos benefícios, são eles: possuir uma renda familiar de, no máximo, 2 salários mínimos; possuir inscrição no CadÚnico e receber auxílio governamental; estar ativo e frequentando o nível fundamental, médio (sendo válido o EJA) ou ter concluído o ensino médio (dependendo da modalidade escolhida pelo candidato para cursar); e, por fim, não ter realizado mais de dois cursos no programa no ano de sua inscrição.

Se você cumpre as regras citadas, você pode participar do Pronatec 2018. Para saber como, continue acompanhando o passo a passo para a inscrição.

Como faço para me inscrever?

Para se inscrever no Pronatec 2018 é muito fácil. Basta acessar o site no endereço http://pronatec.mec.gov.br/inscricao. Feito isso, preencha todos os campos solicitados, seguindo sempre as exigências impostas pelo portal para concluir a inscrição.

Em caso de não disponibilidade de vagas para a sua cidade ou região, é possível cadastrar o seu e-mail para o recebimento de notificações para futuras oportunidades perto de você. A lista completa dos cursos pode ser vista em http://portal.mec.gov.br/pronatec.

Quem pretende participar do Pronatec 2018, precisa saber que algumas instituições são parceiras para que o programa se torne realidade, são elas: SENAI, SENAC, SENAR, SENAT, Estácio, Anhanguera e Institutos Federais. Além das citadas, ainda vale ressaltar que outras instituições são participantes, divididas pelas redes privada e pública.

Um pouco sobre o Pronatec

Desde primeira edição do Pronatec, no ano de 2011, o programa vem diminuindo consideravelmente a carência existente em cargos de nível técnico e ainda profissionalizante no Brasil, abrindo oportunidades de estudo para os jovens e adultos de baixa renda. No ano de 2017, em sua última edição, o projeto chegou a contabilizar mais de 2 milhões de matrículas.

O que se espera é que em 2018 esse número não seja diferente. Devido a isso, o Pronatec dessa edição será reforçado com um número ainda maior de vagas e com mais parceiros ao redor de todo o país. Não perca a oportunidade e se inscreva já. O prazo final é dia 14 de março.

Por Kellen Kunz



Post Comment