Cursos Técnicos no Senai Bahia em 2018

  

São ofertadas 5,7 mil vagas em diversos cursos técnicos gratuitos em 2018 no Senai da Bahia.

O Senai Bahia está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos técnicos de 2018.1.Vale destacar que são nada menos que 5.700 vagas para cursos técnicos na modalidade presencial. Além disso, 10% do total de vagas, 570 vagas, são reservadas para candidatos do programa bolsas de estudo. Trata-se de um processo seletivo muito importante na região, haja vista os cursos técnicos estarem se tornando uma opção cada vez mais presente, principalmente entre aqueles que buscam uma formação profissional mais rápida que o ensino superior.

Para os ingressantes de 2018.1 do Senai Bahia dois cursos passam a fazer parte da grade da instituição: programação de jogos digitais e desenvolvimento de sistemas.

Em relação às bolsas, as mesmas serão destinadas aos candidatos que obtiveram pontuação média de 550 pontos ou mais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que declararem condição financeira de baixa renda. Um detalhe importante é que os interessados poderão usar o seu desempenho no Enem em um dos exames dos seguintes anos: 2012, 2013, 2014, 2015 ou 2016. O período de inscrições para candidatos que optarem por bolsas de estudos se esgota em 30 de novembro de 2017.

Já aqueles que não estão interessados no programa de bolsas terão até o dia 20 de dezembro para realizarem suas respectivas inscrições. Estudantes do ensino médio, a partir do 2º ano, também estão aptos a participar do processo seletivo. O procedimento de inscrição deve ser realizado por meio exclusivo da internet bastando acessar o site oficial do Senai através do link senaiweb.fieb.org.br/senai.

Além da opção por concorrer às vagas utilizando a nota do Enem, o ingresso também se dará através da ordem da matrícula. Com isso, serão destinadas vagas por curso/turno a todos os candidatos que realizarem sua pré-inscrição online através do portal do Senai BA (senaiweb.fieb.org.br/senai) e efetivarem sua inscrição através da Unidade do Senai que oferece o curso desejado pelo candidato no ato da pré-inscrição online.

Os cursos terão aulas ministradas nos turnos matutino, vespertino ou noturno, ficando a critério do candidato selecionar o turno desejado no ato da pré-inscrição. As aulas devem ocorrer na unidade que oferta o curso desejado pelo candidato. Os cursos dos turnos matutino e vespertino terão aulas de segunda a sexta-feira, sendo que há possibilidade de aulas extras aos sábados. Já aqueles do turno noturno terão aulas realizadas de segunda-feira a sábado, sendo que as aulas aos sábados podem ocorrer de manhã ou à tarde.

Para participar deste processo seletivo é necessário atender a alguns pré-requisitos básicos. O candidato deve ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2º ou 3º ano. O candidato que estiver matriculado no curso técnico e também cursando o ensino médio concomitantemente, deverá concluí-lo até o final do curso técnico, sendo que o descumprimento desse pré-requisito pode acarretar no não recebimento do diploma de habilitação técnica.

Confira abaixo a relação de cursos técnicos disponíveis para ingresso no primeiro semestre de 2018 do Senai BA:

· Alimentos

· Automação Industrial

· Desenvolvimento de Sistemas

· Edificações

· Eletromecânica

· Eletrotécnica




· Logística

· Manutenção Automotiva

· Mecânica

· Mecatrônica

· Petróleo e Gás

· Petroquímica

· Programação de Jogos Digitais

· Química

· Redes de Computadores

· Refrigeração e Climatização

· Segurança do Trabalho e Soldagem

As vagas são oferecidas em nove municípios do Estado da Bahia além da capital, Salvador. Com isso, as unidades participantes são: Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Ilhéus, Juazeiro, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Lauro de Freitas, Salvador (com as unidades Cimatec e Dendezeiros) e Vitória da Conquista.

Para mais informações acesse o site oficial do Senai BA na página do processo seletivo 2018.1 através do link: senaiweb.fieb.org.br/senai. Nesta página também está disponível o edital oficial, documento muito importante cuja leitura é fundamental para quem pretende participar do processo seletivo.

Por Bruno Henrique




Post Comment