Vestibular IFPE 2018 – Vagas para Cursos Técnicos e Superiores

  

IFPE oferta vagas em cursos técnicos e superiores.

Está em andamento o período de inscrições para o vestibular 2018 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. O processo seletivo tem como principal objetivo a oferta de cursos técnicos presenciais de nível médio integrado e presenciais de nível médio na modalidade PROEJA para os candidatos com ensino fundamental, cursos técnicos presenciais subsequentes e cursos de nível superior para aqueles que já concluíram o ensino médio. A oportunidade é para ingresso no primeiro semestre de 2018.

Vale destacar que o prazo de inscrições foi prorrogado. Dessa forma, os interessados poderão realizar suas respectivas inscrições até o dia 13 de novembro de 2017. O procedimento de inscrição deve ser realizado por meio exclusivo da internet. Sendo assim, basta que o candidato acesse o site oficial da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br/). A inscrição será devidamente confirmada após o pagamento da taxa na forma de GRU no valor de R$ 30,00 (cursos técnicos) ou R$ 55,00 (cursos de nível superior). Um detalhe importante é que o pagamento dessa taxa deve ser feito de forma exclusiva em agência do Banco do Brasil até a data limite, 14 de novembro de 2017.

Esse é um dos principais processos seletivos do Estado de Pernambuco para o ano de 2018. Serão oferecidas nada menos que 4.076 vagas distribuídas entre 65 cursos técnicos e superiores. As vagas são para os 16 campi da instituição nos seguintes municípios: Afogados da Ingazeira, Abreu e Lima, Belo Jardim, Barreiros, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Ipojuca, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Palmares, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

É bastante comum os candidatos terem dúvidas relacionadas às modalidades de cursos técnicos oferecidos. A modalidade Integrado é destinada a todos os candidatos com nível fundamental completo e que desejam concluir a formação profissional técnica juntamente com o ensino médio regular. Já a opção pelo Subsequente se refere aos candidatos com ensino médio completo e que desejam adquirir formação técnica em uma determinada área de conhecimento. A outra opção é o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) que oferece cursos técnicos para candidatos com mais de 18 anos, porém que não concluíram o ensino médio.

O processo de seleção dos candidatos será composto por provas objetivas além de prova de redação, sendo que esta última é exclusiva aos candidatos a cursos de nível superior. A data de aplicação das provas é 10 de dezembro de 2017, segundo destaca o edital oficial. Os candidatos a cursos técnicos farão prova objetiva contendo 30 questões de múltipla escolha, enquanto que a prova para nível superior é composta por 50 questões de múltipla escolha.




O listão oficial com os nomes dos aprovados na primeira chamada deve ser divulgado em 28 de dezembro através do site oficial da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br/).

Quanto as cotas, é importante destacar que o vestibular 2018.1 do IFPE contará com Sistema de Cotas que prevê a reserva de metade das vagas para candidatos que concluíram seus estudos na rede pública de ensino, seja o fundamental ou o médio.

Além disso, vale destacar que esse processo seletivo não contempla vagas para o segundo semestre de 2018. A expectativa do IFPE é que mais 2.712 vagas sejam oferecidas no segundo semestre, sendo que 2.328 para cursos técnicos e outras 384 vagas para cursos superiores. Dessa forma, a seleção para tais vagas pode se dar de duas maneiras: um novo vestibular no meio do ano ou seleção através do SiSu, que utiliza como base a nota do Enem.

Para mais detalhes referentes a esse vestibular é de extrema importância que o candidato leia o edital oficial de abertura bem como o Manual do Candidato. Tais documentos se encontram disponíveis no site oficial da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br/).

Por Bruno Henrique




Post Comment