Pronatec tem Vagas Abertas em Cursos Gratuitos

  

São ofertadas 575 mil vagas em Cursos Gratuitos em todo o País pelo Pronatec.

Com o avançar dos anos, cada vez mais se tem pessoas, sobretudo, os jovens para ingressar no mercado de trabalho, já que a população em atividade no mercado de trabalho está envelhecendo. Um ciclo natural que acontece em todo o mundo. E para conseguir uma boa colocação, essas pessoas precisam de uma formação. Dessa forma, nos últimos anos o Governo Federal do Brasil vem investindo em diferentes programas para oferecer formação técnica e profissional para os brasileiros. E uma dessas iniciativas é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, que está com mais de 500 mil vagas para cursos gratuitos em todo o país.

Instituído em outubro de 2011, o Pronatec tem como missão oferecer formação técnica e profissional para brasileiros de forma gratuita. O programa alcançou grandes resultados, nos cinco primeiros anos mais de sete milhões de pessoas realizam matrículas para diferentes cursos em mais de 4.000 municípios brasileiros. Hoje o Governo do Brasil mantém parcerias com diferentes instituições de ensino para que as pessoas possam estudar e se formar profissionalmente através dessas organizações. O Pronatec é considerado um exemplo e também é tido como uma das melhores iniciativas tomadas pelos governantes para que a educação no Brasil se democratize. Hoje, milhares de profissionais se formam e conseguem uma boa colocação no mercado de trabalho graças ao projeto.

O Ministério da Educação, MEC, responsável pela execução do programa, informou através do seu portal na internet, que as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto de 2017.

Os cursos oferecidos podem ser feitos presencialmente ou a distância, através da internet, e para diferentes níveis de formação desde a inicial com carga horária entre 800 horas a 1200 horas, duração de um a três anos, destinado a estudantes que estão matriculados ou que terminaram o Ensino Médio. E para o nível de qualificação de profissionais, com carga horária entre 160 horas a 400 horas, duração de três a seis meses.

Na edição deste ano estão sendo ofertados cerca de 80 cursos em diferentes áreas como: saúde, tecnologia, eletrônica, turismo, logística, administração, línguas, recursos humanos, prestação de serviços, fotografia, dentre outros.

Os interessados precisam atender a dois pré-requisitos: possuir idade acima de 15 anos e ser naturalizado brasileiro, assim ele consegue se candidatar para um dos cursos. O programa tem como intenção destinar a maioria das vagas para pessoas de baixa renda, que estão cadastrados em programas sociais do Governo Federal, dentre outras qualificações. Mas, isso não impede que outras pessoas tentem se inscrever. Os alunos matriculados recebem alguns benefícios como: material completo, vale-transporte e vale-alimentação.




Os cursos que vão ser ofertados na modalidade presencial vão ser ministrados, nas regiões sudeste e nordeste, em municípios dos seguintes estados: Minas Gerais, Piauí, Bahia, Maranhão e São Paulo. E se você se interessou em participar de um dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é muito simples, basta acessar o site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, o Sistec, através deste endereço: https://sistec.mec.gov.br/login/login.

Caso você não possua um cadastro no Sistec, crie um cadastro clicando em “Solicitar Acesso”. Informe todos os dados pedidos de forma correta, para que na sua inscrição não aconteça nenhum erro. Após isso, escolha o curso que mais lhe interessa e espero pelo resultado de sua solicitação de inscrição, para ver se você atende a todos os requisitos do programa.

As aulas têm como previsão de início o dia 28 de agosto de 2017 para todas as modalidades.

Realize a sua inscrição hoje mesmo, não perca essa grande oportunidade de se profissionalizar de forma gratuita.

Boa sorte!

Por Isabela Castro




Post Comment