Cursos Profissionalizantes na SEC-BA

  

SEC da Bahia tem 2.224 vagas abertas em cursos profissionalizantes distribuídas entre 51 cidades.

Visando a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, a SEC (Secretaria de Educação do Estado), da Bahia, está disponibilizando 2.224 vagas para cursos profissionalizantes, distribuídas em 51 cidades do estado. Os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de julho de 2017.

As oportunidades se destinam a estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio de escolas públicas, e fazem parte da política de formação profissional MedioTec, inserida no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), cuja responsabilidade é do MEC (Ministério da Educação).

Quando for fazer sua inscrição, o aluno precisará escolher o curso em uma das 31 áreas do conhecimento, que englobam disciplinas técnicas e empreendedorismo.

Entre os cursos oferecidos, estão os técnicos em: Agenciamento de Viagem, Controle Ambiental, Dança, Agronegócios, Telecomunicações, Agroecologia, Agroindústria, Administração, Aquicultura, Pesca, Hospedagem, Museologia, Guia de Turismo, Teatro, Cozinha, Canto, Redes de Computadores, Eventos, Cenografia, Instrumento Musical, Automação Industrial, Recursos Pesqueiros, Controle Ambiental, Artesanato, Zootecnia, Qualidade, Computadores, Informática, Produção de Áudio e Vídeo.




Os interessados poderão se cadastrar para concorrer à vaga por meio do site da SEC – www.educacao.ba.gov.br. Na página da Secretaria ainda é possível ver a lista dos cursos que serão oferecidos.

O processo de seleção é feito através de um sorteio eletrônico (no qual concorrerão todos os inscritos) e acontecerá no dia 24 de julho de 2017. Para alguns cursos da área de Produção Cultural e Designer, os primeiros que forem sorteados para o número de vagas oferecidas passarão por um teste de habilidades específicas, que deverá ocorrer entre os dias 26 de julho e 2 de agosto. Para esse mesmo período, estão programadas as matrículas e entrevistas (quando existir) para todos os cursos. Para se matricular, os selecionados deverão comparecer aos Centros de Educação Profissional e unidades para os quais fizeram sua inscrição. No ato da matrícula é necessário ter em mãos o Histórico Escolar original ou atestado escolar atual; originais e cópias do RG, do CPF e do comprovante de residência.

A previsão é de que as aulas comecem no dia 10 de agosto de 2017, na escola dos estudantes selecionados, ocorrendo no período oposto ao horário regular do aluno. Tal formação técnica acontece de forma simultânea aos últimos anos do ensino médio e são aulas na modalidade presencial.

Por Iris Gonçalves




Post Comment