Cursos Técnicos Gratuitos na Seduc-RS em 2017

  

Seduc-RS oferta mais de 9,5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos.

Estão abertas as inscrições para mais de 9,5 mil vagas em cursos técnicos, gratuitamente, que acontecerão no segundo semestre de 2017. A informação é da Seduc-RS (Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul) que divulgou os editais para o preenchimento dessas oportunidades.

As inscrições começarão na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, e vão até o dia 22 do mesmo mês. Os interessados deverão fazê-la pela internet, por meio do site da Seduc servicos.educacao.rs.gov.br/pse/srv/matricula.jsp?ACAO=acao5.

De acordo com as informações disponíveis em edital, serão 36 capacitações técnicas, que estão dividas em três modalidades, sendo elas: concomitante – modalidade em que o Ensino Médio e o curso técnico são feitos ao mesmo tempo; subsequente: para aqueles que já concluíram o Ensino Médio; e, aproveitamento de estudos do curso normal – para os casos em que o estudante já terminou o ensino médio e deseja fazer as disciplinas para conseguir a habilitação para o magistério.

O preenchimento das vagas será feito por meio de sorteio, que está agendado para o dia 28 de junho de 2017, ou ainda pelo resultado de provas que acontecerão entre os dias 29 de junho e 1º de julho. A definição de como será feito o preenchimento das vagas fica a cargo de cada instituição de ensino.




Os candidatos aprovados receberão a convocação por e-mail e, diante disso, terão do dia 21 ao dia 28 de julho para fazer sua matrícula na escola responsável pelo curso escolhido. As aulas terão início no dia 1º de agosto.

No site do Seduc, quem quiser poderá consultar as vagas disponíveis (servicos.educacao.rs.gov.br/pse/srv/matricula.jsp?ACAO=acao5) por cidade do Rio Grande do Sul. Para tanto, é necessário selecionar o curso para conferir as informações do edital. Por exemplo, na cidade de Porto Alegre, estão disponíveis cursos em diversas áreas, como: Mecânica, Contabilidade, Informática, Eletrônica, Administração e Saúde.

A rede estadual do estado do Rio Grande do Sul possui 166 escolas com ensino técnico. Essas escolas fazem o atendimento de mais de 33 mil estudantes em 460 cursos.

Trata-se de uma excelente oportunidade para obter conhecimento profissionalizante e estar mais bem preparado para ingressar no mercado de trabalho e dar início a uma nova carreira!

Por Iris Gonçalves




Post Comment