Cursos Técnicos Gratuitos em Minas Gerais em 2017

  

Estão disponíveis 16.785 vagas em 42 tipos de cursos técnicos gratuitos em Minas Gerias, pelo MedioTec.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais abriu as inscrições para os alunos de ensino médio que desejem fazer cursos técnicos gratuitos em várias áreas.

Os cursos ofertados, tanto na modalidade presencial quanto a distância, acontecem concomitantemente ao ensino médio, pelo MedioTec, que é uma ação que faz parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Estão disponíveis 16.785 vagas. Podem concorrer a elas os alunos regularmente matriculados no ensino médio, em escolas da rede pública de ensino do estado. Os interessados deverão ler com atenção as informações disponíveis em edital (www.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Edital%20SEE-MG%20N%C2%BA%2001%20-%20MEDIOTEC%20-%202017.pdf) e, posteriormente, preencher o formulário de inscrição (inscricoesepesquisas.educacao.mg.gov.br/index.php/271617?lang=pt-BR).

As inscrições vão até o dia 19 de junho e as aulas começarão no segundo semestre de 2017.

Estão sendo ofertados, nesta edição, 42 tipos de cursos técnicos, como: logística, mecânica, eletrotécnica, modelagem de vestuário, enfermagem, confeitaria, telecomunicações, entre outros.

A capacitação acontecerá em 178 municípios de Minas Gerais, sendo realizada em 38 escolas da rede estadual, na Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), na UFV (Universidade Federal de Viçosa), na Utramig (Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais), em institutos federais e em outras 78 unidades de ensino.




A lista completa com as vagas, cursos, instituição responsável, modalidade e municípios está disponível no Anexo I do edital.

Quem tiver dúvidas sobre o processo de inscrição poderá encaminhar um e-mail para inscricaomediotec@educacao.mg.gov.br.

Processo de Seleção

O processo seletivo ocorrerá por sorteio público, que será realizado às 14h do dia 22 de junho de 2017, na Secretaria de Estado de Educação, na Cidade Administrativa.

O resultado deve ser divulgado em 27 de junho e disponibilizado tanto na página da SEE quanto nas unidades de ensino escolhidas pelos candidatos no ato da inscrição.

Sobre a Matrícula

Com o objetivo de comprovar as informações apresentadas no processo de inscrição, o candidato selecionado precisará apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos: comprovante de escolaridade, comprovante de escolaridade original e cópia do CPF, original e cópia da carteira de identidade.

O aluno que for classificado como excedente terá chance de continuar concorrendo, em segunda chamada, de acordo com a convocação feita pela unidade de ensino e obedecendo a ordem de classificação.

Por Iris Gonçalves




Post Comment