Cursos Técnicos Gratuitos na SEED-PR

  

As vagas abertas são distribuídas em cerca de 50 cursos técnicos gratuitos no Estado do Paraná.

A SEED (Secretaria de Estado da Educação) está com as inscrições abertas para aqueles que quiserem fazer cursos técnicos gratuitamente.

A oferta é de cerca de 50 cursos técnicos profissionalizantes, distribuídos em 351 estabelecimentos de ensino, disponíveis em 184 cidades do estado do Paraná.

Os alunos interessados poderão visualizar no site da SEED (www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=49) quais são as cidades que estão com oferta de cursos. Poderão fazer a inscrição aqueles que já concluíram o ensino médio, na modalidade subsequente, bem como os alunos matriculados na Proeja (Educação de Jovens e Adultos).

O período de inscrições vai até o dia 16 de junho de 2017. A pré-classificação acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho e o começo das aulas será no dia 26 de julho.




Os cadastros deverão ser realizados nas próprias escolas que estão com oferta de cursos. Os candidatos deverão apresentar a ficha de inscrição (www.educacao.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/3741/1496319023ficha.png) preenchida, bem como uma cópia e original do RG e CPF, além da cópia e do original do histórico escolar ou da declaração de conclusão de curso, declaração emitida pela instituição para aluno bolsista e comprovante de renda familiar.

Existem as escolas regulares que oferecem cursos técnicos, mas também há na rede estadual 15 Ceeps (Centros Estaduais de Educação Profissional), 1 colégio florestal e 18 colégios agrícolas. Essas instituições de ensino são especializadas no ensino profissional, levando em consideração a demanda do setor de produção de cada região. Nestes centros de ensino, as inscrições poderão ser realizadas pela internet.

Os cursos técnicos oferecidos na rede estadual de ensino são: administração; alimentos; agroindústria; agente comunitário de saúde; agropecuária; agroecologia; agronegócio; análises clínicas; biotecnologia; biocombustíveis; contabilidade; celulose e papel; comércio exterior; cuidador de idosos; cozinha; design de interiores; desenho da construção civil; eletromecânica; edificações; enfermagem; eletroeletrônica; eletrotécnica; eventos; enfermagem do trabalho; eletrônica; estética; fruticultura; farmácia; florestas; gestão de resíduos; guia de turismo; hospedagem; informática; logística; mecatrônica; manutenção e suporte em informática; móveis; mecânica; meio ambiente; nutrição e dietética; portos; prótese dentária; paisagismo; publicidade; produção de áudio e vídeo; química; qualidade; redes de computadores; recursos humanos; secretariado; serviços jurídicos; saúde bucal; segurança do trabalho; sistemas de energia renovável; teatro; transações imobiliárias; vendas; e, vestuário.

Por Iris Gonçalves




Post Comment