Oficinas e Cursos Gratuitos no CIEE

  

CIEE oferta oficinas e cursos gratuitos no Programa de Educação Continuada em diversas áreas.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com inscrições abertas para oficinas e cursos gratuitos em diversas áreas do Programa de Educação Continuada. Eles foram criados com o objetivo de capacitar pessoas, visando elevar sua inserção no mercado de trabalho e apoiá-las para o desenvolvimento de competências consideradas de maior valor nesse setor. Confira a seguir mais informações a esse respeito.

Empreendedorismo

1) Empreendedorismo – Programa Jovem Empreendedor

O curso é aplicado durante o período de férias escolares e foi desenvolvido para jovens que têm a partir de 16 anos e desejam abrir o próprio negócio. São abordadas competências voltadas para empreendedorismo e perfil empreendedor, mercado, estratégias de marketing e como colocar ideias em prática.

Carga horária: 12 horas divididas em quatro aulas.

2) Atitude empreendedora

É discutido o conceito de empreendedorismo corporativo, de forma que os participantes possam desenvolver as seguintes atitudes: liderança, proatividade, criatividade, visão sistêmica, determinação de objetivos e capacitação contínua.

Carga horária: três horas.

Profissional

1) Os segredos do processo seletivo

Orienta e prepara os alunos para etapas de processos seletivos, identificando qualidades mais valorizadas pelas organizações.

Carga horária: três horas

2) Imagem profissional

São realizadas orientações sobre a imagem pessoal em diversas áreas, apresentando aos participantes informações sobre vestimenta, comportamento e postura apropriados para o ambiente organizacional. Também desenvolve questões relacionadas à expressão para o marketing pessoal e situações em público.

Carga horária: três horas.

3) Trabalho em equipe

Expõe estratégias para o desenvolvimento de competências para trabalhos em equipes, tendo como prioridade o alcance de resultados. Também orienta os alunos a respeito de quais ações tomar frente a diferentes perfis de pessoas e sobre como gerir conflitos de forma efetiva.

Carga horária: três horas.

4) Eu era criativo e não sabia!

Realiza exercícios práticos com os participantes, em busca de estratégias de uso do pensamento criativo em sua rotina de trabalho. Demonstra também o conceito de inovação e suas características para obter colocação no mercado de trabalho.

Carga horária: três horas.




5) Comunicação escrita

Busca abordar aspectos da escrita e gramática para exposição de ideias de forma mais adequada no ambiente de trabalho e em processos seletivos.

Carga horária: três horas.

6) Redação: dicas e segredos

Tem como objetivo qualificar os alunos para as exigências do mercado de trabalho durante a produção textual.

Carga horária: nove horas distribuídas em 3 aulas.

Comportamento

1) Relacionamento interpessoal

Orienta os participantes para o desenvolvimento de atitudes comportamentais durante o relacionamento interpessoal, com foco na inteligência emocional. Aborda, ainda, os benefícios desses aspectos para a vida pessoal, educacional e profissional.

Carga horária: três horas.

2) Atenção concentrada

Busca demonstrar a otimização de tempo e maior foco em atividades diárias, abordando tipos de atenção. Informa também sobre comportamentos práticos de organização e planejamento para melhorias nos campos: pessoal, educacional e profissional.

Carga horária: três horas.

3) Decisões inteligentes na resolução de problemas

Apresenta análises de solução de problemas e as melhores atitudes a tomar nesse tipo de situação. Aponta, ainda, a importância do raciocínio lógico para superar obstáculos nesses processos.

Carga horária: três horas.

Educação

1) Literatura para vestibular

Aborda obras e autores indicados nas listas de vestibulares importantes, como da Unicamp e Fuvest. Nesse caso, são realizados exercícios práticos e discussões a esse respeito.

Carga horária: 15 horas.

As inscrições para participar dos cursos ou oficinas devem ser feitas o quanto antes, pois as vagas são limitadas. Elas podem ser feitas aqui (www.ciee.org.br/portal/estudantes/parceiros/index_oficina.asp). Ao final de cada modalidade, os alunos receberão certificado de participação.

Por Camilla Silva




Post Comment