Sisfies e Sisfies Aluno – O que é, Como fazer Inscrição, Como Gerar Boleto





Saiba aqui tudo sobre o SisFies e SisFies Aluno.

O SisFies trata-se do sistema do programa de financiamento estudantil (Fies), onde é possível ter acesso às informações do programa e também referentes à participação dos alunos nele.

O site sisfies.mec.gov.br é onde as entidades mantenedoras e as instituições de ensino superior devem fazer o acesso, a fim de buscar informações sobre adesão ao fundo, dados financeiros e cadastrais, consulta de saldo do CFT-E, além de fazer o acompanhamento das operações a respeito das instituições de ensino superior mantidas, as chamadas IES.

Nesse sistema as instituições de ensino superior mantidas também podem realizar o cadastro da CPSA, responsável pelo aditamento dos contratos do Fies das respectivas instituições. É possível acessar a lista de membros, fazer a consulta e validação das inscrições dos estudantes, fazer a solicitação do financiamento ou fazer válido o aditamento (renovação do contrato), além de manter-se atualizado acerca das legislação vigente referente ao programa.

Realizar cadastro da instituição

Acessando o site informado no parágrafo anterior, haverá, do lado esquerdo da tela, um balão intitulado “Acesso IES”. Esse espaço é reservado para o cadastro de instituições, é preciso apenas selecionar “este é meu primeiro acesso” e seguir as instruções, atentando-se às informações da página. É requisitado que a instituição já obtenha um cadastro no Sistema de Segurança Digital (SSD). Na finalização desse cadastro, o sistema redirecionará ao sistema SisFies, para que o restante das informações requeridas sejam registradas. Feitos todos os processos, fica faltando apenas a aprovação do MEC. Quando isso acontecer, você será notificado via e-mail.

SisFies Aluno





O SisFies Aluno trata-se do sistema de informações acerca do Fies, porém, voltado para estudantes. O acesso deve ser feito através do site sisfiesportal.mec.gov.br.

Nesse site, na aba “saiba como fazer sua inscrição”, as opções de primeiro acesso e de login abrirão na tela. Na tela inicial, haverá, do lado direito da tela, a opção “inscreva-se no Fies”, ambas as opções te levarão a visualizar a opção de primeiro acesso do lado esquerdo da tela.

Boletos

É possível realizar a emissão do boleto Fies, apenas após a confirmação do seu pagamento. Esse valor deve ser pago de 3 em 3 meses e o valor não ultrapassa R$ 50,00. Cabe ao estudante a escolha da melhor data de vencimento, na hora em que realizar o cadastro nos SisFies ou mesmo posteriormente. Segundas vias podem ser solicitadas através da internet.

Carolina B.



Post Comment