Prouni – Como Funciona e Quem Pode Participar

  

Saiba aqui como funciona e quem pode participar do Prouni.

PROUNI – Como funciona?

O Programa Universidade para Todos – PROUNI, do Ministério da Educação, oferece aos estudantes selecionados pelo programa, bolsas integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Em contrapartida, as instituições que participam do programa são agraciadas com insenções em tributos e impostos.

Quem pode participar do PROUNI

· Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino;

· Estudantes da rede pública que tenham participado da edição do Enem anterior ao processo seletivo do qual está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e que não tenha zerado na nota de redação;

· Seja de família com renda de até, no máximo, três salários mínimos por pessoa;

· Não tenha diploma de ensino superior;

· Para estudantes da rede privada os critérios de inclusão são os mesmos, o que é necessário é que comprove que tenha estudado em escolas particulares com bolsa integral durante o período que esteve cursando o ensino médio nessas instituições.

· Portadores de necessidades especiais básicas também podem participar do programa, desde que tenham estudado em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais em escolas da rede privada.

· Professores da rede pública também tem direito ao programa para concorrerem exclusivamente a bolsas para o curso de Licenciatura.

ETAPAS PARA SELEÇÃO NO PROGRAMA

Você deve se inscrever seguindo as etapas no portal do MEC destinado ao PROUNI, no site: http://prouniportal.mec.gov.br/.

Os documentos exigidos para inscrição são:

· Número de inscrição e senha cadastrada no Enem referente à edição imediatamente anterior ao ano corrente;

· Informações de contato;

· Informações pessoais;

· Informações sobre renda e composição familiar;




· Informações sobre escolaridade e instituição onde foi cursado o Ensino Médio;

· Até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis e de acordo com sua renda familiar bruta mensal per capita e aos demais critérios de seleção do programa.

RESULTADO

Fique atento as chamadas no Portal do PROUNI e nas instituições de ensino escolhidas, de acordo com as datas descritas no edital, e verifique se foi selecionado para receber os benefícios do programa.

Após a seleção, você deverá comprovar suas informações na instituição selecionada, deverá comparecer a Universidade com os seguintes documentos:

· Documento de identificação original, válido e com foto;

· Cadastro de Pessoa Física – CPF;

· Comprovante de residência;

· Diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido por instituição competente;

· Comprovantes de rendimentos familiares;

· Documentação que comprove participação e requisitos mínimos no ENEM.

O tempo estimado para todo o processo de avaliação, seleção e resultados é de 1 a 3 meses.

IMPORTANTE: Durante o curso, o bolsista do PROUni deverá apresentar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sob pena de encerramento da bolsa. Em caso de aproveitamento acadêmico insuficiente, o coordenador do ProUni poderá ouvir o responsável pela(s) disciplina(s) na(s) qual(is) houve reprovação e autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa.

Elton Lúcio Rodrigues




Post Comment