Aditamento do FIES – Como Fazer

  

Saiba aqui como fazer o aditamento do FIES.

Para aderir ao FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – criado pelo governo em 1999, é necessário o cumprimento de uma série de requisitos, bem como para manter seus benefícios. O aditamento do contrato consiste na confirmação do financiamento e deve ser feito a cada novo semestre letivo. Entenda melhor o que é o aditamento e como pode ser feito.

O que é o aditamento do contrato?

O aditamento do contrato é a confirmação de que o estudante quer continuar a ser beneficiado pelo FIES pelos 6 meses seguintes.

A renovação deste é imprescindível, uma vez que o não aditamento do contrato implica em seu cancelamento e na cobrança dos valores pagos. Além disso, o FIES pode ser solicitado apenas uma vez por cada estudante, dessa forma, o cancelamento do benefício por perda de prazo acarretará na perda definitiva da bolsa.

O aditamento funciona como um documento jurídico. É importante lembrar também que, para fazer o aditamento, é preciso estar com o pagamento de boletos em dia. Caso haja boletos em aberto não será possível realizar a renovação do contrato.

Como fazer o aditamento?

Existem dois tipos de aditamento de contrato:

  • Aditamento simplificado: Quando não há alterações nos valores e informações do contrato.

Primeiramente é preciso procurar a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), situada em sua universidade. Feito isso, a comissão entrará com o pedido de renovação do contrato e, assim que o Sistema do FIES liberar sua renovação, será encaminhado para o seu email (cadastrado no sistema), que você poderá efetivar a renovação.




Em seguida é necessário acessar o SisFIES, preencher com os dados solicitados e acessar o campo “aditamentos disponíveis”. Imprima o comprovante e leve novamente à CPSA. A CPSA te entregará o DRM (Documento de Regularidade de Matrícula).

  • Aditamento não simplificado: Quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante – como alteração de renda de fiador, troca de fiador ou mudança de estado civil do aluno.

É preciso procurar a CPSA para regularizar as pendências do contrato.

Posteriormente, é preciso retornar à CPSA com os novos documentos para regularizar a situação.

O FIES permitiu o ingresso de milhares de estudantes nas instituições de ensino superior. Se você conseguiu esta oportunidade, vale a pena ter pequenas atenções para manter esta ajuda!

Para mais informações é possível acessar o portal do FIES: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Por Carolina Costa




Post Comment