IFSUL – Cursos Técnicos Gratuitos em Pelotas e Passo Fundo (RS) 2017

  

Confira aqui a lista de cursos técnicos gratuitos ofertados pelo IFSUL.

O IFSul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense) é uma instituição de ensino profissional, fundada em 1943, que desenvolve várias atividades reconhecidas no campo educacional . No Rio Grande do Sul, possui quatorze campus educacionais, localizados nas cidades de Camaquã, Bagé, Charqueadas, Gravataí, Lajeado, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Jaguarão, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Pelotas (Na cidade de Pelotas possui duas unidades, o Campus Pelotas e Campus Pelotas Visconde da Graça).

O Campus de Passo Fundo começou suas atividades em outubro de 2007 e oferece cursos gratuitos nas seguintes áreas: Edificações, Informáticas e Mecânica.

  • O Curso Técnico em Edificações é na modalidade presencial. As áreas de atuação do profissional em Técnico em Edificações são em empresas públicas e privadas de construção civil. O profissional também está apto para trabalhar nos escritórios na área de planejamento de projetos. Carga Horária: 1.200 horas.
  • O Curso Técnico em Informática tem como objetivo formar profissionais para o mercado de trabalho nas áreas de informática. O curso é na modalidade presencial e tem duração de quatro semestres. Ao término do curso o aluno será capaz de configurar redes de computadores e desenvolver sistemas desktop e software. O curso é ofertado nos turnos da manhã e noite, normalmente são disponibilizadas 40 vagas dividas por turno. Estágio obrigatório: 240 horas
  • O Curso Técnico em Mecânica é na modalidade presencial e o curso é destinado para o profissional que pretende atuar de forma autônoma ou em empresas no ramo industrial, relacionado à fabricação mecânica. Carga Horária: 1.200 horas.

Em Pelotas o IFSul oferece ao total 10 cursos técnicos, ofertados em três modalidades, sendo elas concomitante, nessa modalidade o aluno pode estar matriculado em uma série do Ensino Médio. Na modalidade subsequente para o aluno ingressar o pré-requisito é que tenha concluído o Ensino Médio. Na modalidade Integrada o aluno faz o Ensino Médio juntamente com a formação técnica e ao final do curso o aluno terá o ensino médio e a capacitação profissional.




Os cursos técnicos oferecidos pelo Instituto IFSul Campus Pelotas são os seguintes: Eletrotécnica, Eletromecânica, Química, Telecomunicações, Design de Interiores, Edificações, Mecânica, Eletrônica, Comunicação Visual, Execução, Conservação e Restauração de Edificações.

  • Técnico em Comunicação Visual – Destinado para profissionais que pretendem atuar na área de Design aliando comunicação e arte. A modalidade é regular e a forma de ingresso e integrada. Carga Horária: 3.360 horas.
  • Técnico em Eletrônica – Tem como objetivo capacitar o profissional para prestar assistência técnica na área de Eletrônica. A forma de Ingressos pode ser integrada ou concomitante. Carga Horária: 3.360 horas – Integrada ou 1.500 horas ( concomitante).
  • Técnico em Química – Capacita profissionais para atuarem em indústrias de obtenção, operação e análise e aplicação química. O profissional poderá ser analista de laboratórios de controle de qualidade, entre outras funções. A forma de ingresso pode ser na modalidade Integrada ou Subsequente. Carga Horária: 3.360 horas (integradas) / 1200 horas ( subsequente).

Mais informações sobre esses e outros cursos técnicos podem ser encontradas nos sites das instituições. Para ingressar nos Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSul, o candidato deverá realizar o processo seletivo que será definido pelas direções do IFSul, há oportunidade também para alunos que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que podem entrar pelo SISU.

Gisele Alves de Brito.




Post Comment