Cursos que ajudam na recolocação profissional

  

Cursos de idiomas, de extensão, livres e pós-graduação são ótimas opções para dar um up no currículo profissional.

Quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho muitas vezes se pergunta qual a melhor forma de se destacar entre os concorrentes. A resposta pode estar ligada à experiência e boa qualificação. Nesse último caso, é possível fazer alguns cursos para aumentar as chances de conseguir aquela tão sonhada vaga. Confira algumas opções interessantes!

Cursos de idiomas

Empresas multinacionais ou que têm certa atuação no exterior sempre buscam profissionais que falam outras línguas. É certo que aprender um idioma requer certo tempo, mas investir nesse tipo de habilidade é essencial. Existem várias opções de cursos presenciais e on-line, com métodos de ensino voltados para cada tipo de aluno e objetivo. Ferramentas gratuitas, como o Duolingo, podem ser ótimas fontes de aprendizado e via para conseguir uma certificação.

Cursos de extensão

Os cursos de extensão universitária são opções para desenvolver um aprendizado específico em pouco tempo e com investimento relativamente baixo. Existem formações para todas as áreas de graduação. Eles são oferecidos nas próprias universidades ou em outras instituições de ensino, como o Senac. Também é possível fazê-los presencialmente ou a distância.




Cursos livres

Outra forma de facilitar a recolocação no mercado de trabalho é fazendo algum curso livre. Eles podem ser encontrados de várias formas e para diferentes focos profissionais. Muitos podem ser feitos inclusive on-line e gratuitamente em diversas plataformas. Ainda é possível fazê-los em instituições educacionais físicas em qualquer cidade. Nesse caso, é importante pesquisar o que as empresas mais procuram e procurar desenvolver essas habilidades da melhor maneira.

Pós-graduação

A pós-graduação stricto sensu está voltada para quem deseja seguir carreira acadêmica e científica, como o mestrado e doutorado. Já a do tipo lato sensu, tem um foco mais direcionado ao mercado de trabalho, como é o caso do Master Business Administration (MBA) e as especializações. Ambos os casos são meios para garantir um aprendizado mais profundo em uma determinada área e facilitar a recolocação no mercado de trabalho.

Investir na carreira pode ser a saída para conseguir um novo emprego. Nem sempre isso depende de investimento financeiro, mas de tempo e dedicação. Alguns desses cursos podem ser feitos, inclusive, enquanto ainda está procurando emprego, pois são feitos em pouco tempo. Dessa forma, será mais fácil se destacar diante dos concorrentes.

Por Camilla Silva




Post Comment