Cursos Técnicos na ETEC – Inscrições 2017

  

A Escola Técnica Estadual funciona por meio da parceria entre a Secretaria de Educação com as prefeituras com o objetivo de oferecer cursos técnicos nas salas de aula que não estão sendo usadas nas escolas da rede estadual ou municipal.

Com a ETEC você pode ter acesso gratuito a diversos cursos técnicos e também acesso ao ensino médio. Quer saber como aproveitar os cursos oferecidos e como se inscrever? Veja na matéria abaixo:

ETEC é a sigla para Escola Técnica Estadual. Há diversas instituições que compõe a rede ETEC de ensino. O funcionamento geralmente se dá por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação (estadual, municipal) com as prefeituras com o objetivo de oferecer cursos técnicos nas salas de aula que não estão sendo usadas nas escolas da rede estadual ou municipal. Para garantir que os alunos possam participar dos cursos eles acontecem a noite para não interferir nos estudos.

Para poder conseguir vaga nas ETECs o interessado precisa se inscrever no chamado vestibulinho. Este é o processo de seleção usado para quem quer estudar nas Escolas Técnicas Estaduais.

As Etecs trabalham com Sistema de Pontuação Acrescida. Com isso os candidatos recebem um bônus de 3% sobre a nota no caso de serem afrodescendentes. Já quem cursou o ensino fundamental todo em escola pública irá receber 10%. Lembrando que esses percentuais podem ser cumulativos.

A qualidade do ensino das Etecs já foi comprovada. No estado de São Paulo, por exemplo, das 50 escolas estaduais que foram melhores classificadas, 44 eram Etecs.

Etec 2017 – Requisitos:

Para participar do vestibulinho Etec o candidato pode estar na 1° série do nível médio; na 1° série do ensino técnico integrado com o médio; no 1° técnico integrado ao médio na modalidade de ensino EJA.




Também será pedido o certificado de conclusão do ensino fundamental; ter no mínimo 18 anos apenas em determinados cursos e situações como é caso do EJA e do curso de Cozinha e Técnico em Administração.

Os candidatos deverão cumprir outros requisitos conforme a modalidade em que pretende ingressar. No momento são três:

Vagas remanescentes do 2° módulo;

– Cursos de especialização e;

– 1° módulo no caso de cursos técnicos presenciais, semipresenciais e on-line.

Quem estiver interessado em se inscrever no processo seletivo precisa preencher a ficha de inscrição por meio do endereço eletrônico: www.vestibulinhoetec.com.br. Na hora de se inscrever o candidato deverá informar também em qual curso planeja ingressar bem como informar as questões caso planeje participar do Sistema de Pontuação Acrescida (Estudantes de Escola Pública e Afrodescendentes).

Por Denisson Soares




Post Comment