SISU – Inscrições 2017





Inscrições podem ser realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2017.

Esta é a época do ano em que os estudantes que prestaram o ENEM e também que querem fazer um curso de nível superior, ou seja, uma graduação, demonstram muita ansiedade. Isso ocorre por conta da emissão das notas que valem como passaporte para ingressar em uma universidade.

Muitas pessoas se preparam de várias formas, cursos preparatórios, intensivos, gratuitos, pagos, online, independente da forma, após os preparatórios vem as provas e quem se preparou bem, espera tirar boas notas para poder se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada).

O que é o SISU?

O SISU é um sistema que foi criado pelo Governo, mais precisamente pelo Ministério da Educação, para todos aqueles que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se inscreverem em instituições de ensino superior.

A plataforma online está no ar desde 2010 e quem conseguir atingir a nota para se inscrever no sistema de seleção, poderá conseguir sua vaga em uma das instituições que aderiram ao programa com uma porcentagem de vagas, ou seja, parcial ou totalmente.

Como funciona o sistema?

Este sistema informatizado funciona da seguinte forma, ele consiste de um processo que é aberto duas vezes ao ano. O estudante tem duas opções de escolha de cursos, onde durante o período de inscrições, poderá efetuar alterações.

As instituições de ensino superior tem a liberdade de estabelecer critérios, ou seja, diferentes pesos para cada matéria escolhida dos cursos e uma nota mínima por curso (nota de corte).

Nota de Corte:





A Nota de Corte é feita com base no número de vagas e no total de estudantes inscritos, ela é a menor nota para ficar entre os aprovados na seletiva. O sistema do SISU faz cálculos destas notas e divulga qual é a nota de corte para cada curso.

Inscrição no SISU:

Para efetuar sua inscrição no SISU que normalmente abre duas vezes por ano, em Janeiro e em Junho, o estudante que queira participar deverá acessar o site através do seguinte endereço eletrônico: www.sisu.mec.gov.br.

Para se inscrever é preciso apenas usar os mesmos dados que utilizou para fazer a inscrição ao ENEM. Você deverá saber o número da inscrição e a senha que cadastrou, caso não lembre da senha, existe a opção de recuperação de senha em “esqueci minha senha”, informe os dados que forem solicitados e confirme.

Fique atento, pois as inscrições ocorrerão em um pequeno período, de 24 a 27 de janeiro de 2017.

O número de vagas para este primeiro semestre serão de 328.397 vagas para cursos de graduação, divididos em 131 instituições de ensino.

Por Marcio Ferraz



Post Comment