Renovação do Contrato do Fies em 2017

  

Inscrições estão abertas para a realização da renovação do contrato do FIES.

Os universitários já conseguem realizar o acesso no SisFies, o Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil, para fazer a confirmação de suas informações e também a renovação de seus contratos. Só poderão realizar a renovação os contratos que foram efetuados até o dia 31 de dezembro do ano passado. Já as inscrições novas para o programa têm previsão de ocorrer no mês de fevereiro.

O sistema informatizado traz uma facilidade para o estudante acessar, suas inscrições, informações e renovações de financiamento estudantil em instituições de ensino superior particular. Os contratos deste financiamento precisam ser renovados todo o semestre. A efetuação do pedido de aditamento é realizado primeiramente pelas próprias instituições e logo após os requerentes terão de validar tais informações presentes no SisFies.

Quando ocorre o aditamento não simplificado, ou seja, quando ocorrem mudanças nas cláusulas do contrato, o aluno terá de levar todos os documentos de comprovação até o agente financeiro para que assim seja finalizada a renovação. Caso contrário, isto é, nos aditamentos simplificados, a formalização da renovação é validada pelo próprio estudante.




No último dia 9 foi aberto o sistema para as instituições de ensino superior cadastrarem os dados de seus respectivos alunos, bastando os mesmos confirmarem suas informações agora. As instituições têm até o dia 30 de abril de 2017 como prazo limite para inserir os dados.

Sobre a renovação:

Umas das primeiras medidas que o MEC, Ministério da Educação anunciou este ano foi a abertura do sistema para os aditamentos. O objetivo é minimizar os problemas que aconteceram no último ano. Em 2016, no segundo semestre, as renovações desses contratos, só foram acontecer no mês de outubro, o que geralmente é feito no início do semestre. Segundo as informações do MEC, aproximadamente 98% dos alunos renovaram o financiamento, totalizando em R$ 8,6 bilhões.

O Fies financia cursos de ensino superior em redes privadas com uma taxa de 6,5% ao ano. O estudante só iniciará o pagamento de sua dívida depois de formar. A porcentagem do custeio é estipulada conforme renda familiar mensal per capita for comprometida. Hoje em dia, mais de 2 milhões de estudantes fazem parte do programa.

Por Filipe Silva




Post Comment