ProUni – Como participar, Inscrições





O ProUni oferta bolsas integrais e parciais a estudantes que aderem ao programa.

Criado em 2004, o ProUni – Programa Universidade para Todos – é um projeto do governo federal, criado para auxiliar os estudantes de baixa renda a ingressarem em faculdades pagas, com bolsas estudantis que podem ser de 50% e 100%. O programa acontece no início de cada semestre do ano.

Quem pode participar:

Podem participar do ProUni somente alunos que tenham participado do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tenham conseguido 450 pontos de média, e nota maior que zero na redação. Além disso, o estudante deve ter renda familiar per capita de até três salários mínimos mensalmente, ter realizado todo o ensino médio em instituição pública ou em instituição paga com bolsa integral, ou ser portador de deficiência. Professores de Ensino Básico, que lecionam na rede pública e desejam pleitear uma vaga em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior também podem concorrer.

O ProUni disponibiliza aos estudantes duas espécies de bolsa: integral (100%) ou parcial (50%), dependendo da situação financeira familiar do aluno. Ambas as bolsas são disponibilizadas até o fim do curso, porém o aluno deve ser aprovado em 75% das disciplinas em cada período para permanecer usufruindo do benefício.

Inscrições:

Para se inscrever os candidatos devem acessar o site do ProUni – www.prouniportal.mec.gov.br durante os dias especificados na programação. No site o aluno informa o número do CPF, número de inscrição do último Enem e a senha.





O aluno deve escolher duas opções entre os cursos nos quais deseja ingressar e o tipo de bolsa. É possível fazer alterações nas preferências enquanto as inscrições estiverem abertas. No caso de haver mais candidatos do que vagas disponíveis, apenas os melhores colocados em cada modalidade ficam com as bolsas.

Nota de corte:

Durante todo o período de inscrições, o ProUni disponibiliza aos candidatos a nota de corte dos cursos selecionados, uma vez por dia. Caso a nota de corte seja maior que a nota, o estudante pode optar por outro curso com nota de corte menor.

Não é necessário que os alunos prestem o vestibular tradicional da faculdade escolhida, porém algumas instituições realizam provas de seleção com os candidatos do ProUni. As instituições que optam por esse testes são indicadas quando o aluno se inscreve no programa.

Após selecionado, basta o aluno comparecer à faculdade no período determinado, com todos os documentos exigidos em mãos e esperar o início das aulas.

Por Fábio Santos



Post Comment