Como Estudar de Maneira Mais Eficiente

  

Confira aqui algumas dicas para estudar melhor e de maneira mais eficiente.

Está se preparando para o vestibular, estudando para um concurso ou até mesmo para a prova da escola? Com a rotina corrida que quase todos têm, é preciso aproveitar cada minutinho da melhor maneira, para absorver o conteúdo. Neste momento, todos os detalhes podem ajudar ou atrapalhar na sua busca de ser mais eficiente nos estudos. O horário errado, o local não adequado ou até mesmo a quantidade de horas dedicadas ao aprendizado influenciam diretamente em seu rendimento. Para aproveitar da melhor maneira e conquistar aquela nota boa, separamos algumas dicas para você usar na hora de estudar. Confira e aprimore-se!

Dicas para ser mais eficiente nos Estudos:

1 – Separe o Material

É comum a pessoa separar diversos livros e apostilas quando vai se preparar para um prova. Porém, eles têm muito mais conteúdo do que o pedido em um concurso ou no vestibular. A primeira coisa a ser feita é separar realmente o que você vai precisar estudar. Use marcadores de livros para separar as páginas das disciplinas. Prefira livros e apostilas com linguagens mais simples e pesquise algumas aulas online. Elas certamente vão ajudar você a entender melhor o conteúdo.

2 – Faça um Cronograma

Agora que você já viu tudo o que você terá que estudar, faça um planejamento de estudo. Divida os tópicos que você deve ler e aprender em cada semana, até a data da sua prova. Não se esqueça de deixar pelo menos uns quatro dias finais para a revisão e realização de simulados.

3 – Horário de Estudo

Agora que está tudo programado, chegou a hora de ter o seu próprio horário. Veja quais os momentos do dia você terá disponível para estudar e anote em um papel ou planilha. Divida as matérias pelos horários vagos e lembre-se de deixar pelo menos 10 minutos de descanso a cada duas horas. Pare um pouco para beber água e esticar o corpo. Isso é necessário para descansar a mente e aproveitar mais as horas do estudo.

Além disso, fique atento à divisão dos horários. Se uma matéria tem bastante conteúdo mas você já tem conhecimento sobre ela e mais facilidade de aprender, pode deixar o tempo menor do que uma disciplina que para você é mais difícil. Por exemplo, se você aprende física com facilidade e tem dificuldade em biologia, lembre-se que para aprender biologia você precisará de mais tempo para se dedicar. Por isso, disponibilize mais minutos para esta disciplina. Lembre-se também de deixar horário disponível para realizar exercícios de fixação.

4 – Cuidado na Escolha do Local




O ideal é ter um lugar silencioso e adequado para estudar. Ele deve ter luz, um local confortável para sentar e ler, além de acesso a computador, caso você vá usar este recurso para assistir aulas. Caso não tenha como ter um cantinho de estudo em casa, procure uma biblioteca.

5 – Faça Anotações

Enquanto lê, anote os pontos principais em um caderno. Isso ajuda na fixação de conteúdo e servirá também para a hora da revisão. Caso tenha dúvidas, anote também para que possa conversar com colegas e professores sobre elas e saná-las. Isso é essencial para que você domine a matéria.

6 – Simulados

Depois de estudar bastante, não se esqueça de fazer exercícios. Há vários simulados disponíveis na internet que podem ajudá-lo a ver qual é a matéria que você tem mais dificuldade. Isso é bom para que possa focar nela e voltar a estudá-la antes da prova oficial.

Com uma programação de estudos boa e foco no conteúdo necessário, você conseguirá aprender de maneira mais eficiente. Não se esqueça de que cada minuto é precioso e, por isso, é bom aproveitá-lo da melhor maneira se dedicando a aprender.

Gostou das dicas de como ser mais eficiente nos seus estudos? Qual matéria você tem mais dificuldade? Conte pra gente nos comentários.

Por Milena Godoy




Post Comment