Planejamento e organização ajudam a gerir recursos em uma Instituição de Ensino

  

O planejamento é uma das melhores maneiras para economizar recursos e tempo e para garantir resultados efetivos à Instituição de Ensino.

A Instituição de Ensino (IE) deve definir prioridades antes de aplicar os recursos. Neste sentido, precisa saber em que investir e concentrar os esforços, visando o resultado almejado. Por isso, é fundamental avaliar as reais necessidades da Instituição, as áreas que devem ser melhoradas e as ferramentas que serão utilizadas para alcançar o objetivo. A IE pode elaborar uma lista, a fim de definir as prioridades principais.




Além disso, é fundamental fazer os cálculos do planejamento, que deve ser detalhado, para alcançar bons resultados e ter uma visão global. É necessário saber distribuir e gerir os recursos aplicados, e calcular cada parte com muita organização, sobretudo porque há muita burocracia na legislação vigente. Por isso, é essencial revisar os cálculos, manter os rascunhos, cópias, entre outros itens. Assim, a IE vai poder estabelecer prioridades de acordo com a receita que há no caixa, além de organizar as pendências financeiras.

A organização orçamentária deve ser feita com todos os tipos de gastos da IE, inclusive os pequenos, para ter um balanço geral. Cada item deve ser especificado com o valor e o objeto. Na elaboração do orçamento geral, deve constar de forma separada a estimativa da entrada de receita, saída e também a previsão. Desta forma, é essencial detalhar o fluxo de caixa, para que o planejamento não desande. A IE deve manter uma margem de segurança com uma reserva financeira, devido aos imprevistos que podem surgir.

Além disso, a IE precisa ser transparente e prestar contas ao Governo. Todos os documentos devem ser guardados como minutas, cópias, rascunhos, entre outros. Desta forma, é necessário seguir às leis determinadas a fim de mostrar os balanços financeiros que são obrigatórios. Todas estas etapas podem ser feitas por meio de um bom planejamento. 




Post Comment