SEDUC oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio no Tocantins

  

Escolas públicas estaduais do Tocantins irão oferecer 22 cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A Secretaria de Estado da Educação, SEDUC, inova neste ano de 2016 ao oferecer a alunos de escolas públicas o ensino sob uma nova abordagem, com o intuito de consolidar a Educação Integral e Humanizada. Essa inovação acontecerá em escolas públicas estaduais do estado do Tocantins e virá no formato de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Serão 22 cursos, com duração de três anos e que poderão ser solicitados no momento em que o aluno vai efetuar a sua matrícula.

Os conteúdos complementares contextualizam  o ensino com base em análise do desenvolvimento local, e também de microrregiões do Tocantins. Chegou-se a esse formato por meio de discussões da parte diversificada da BNC – Base Nacional Comum Curricular.

Há requisitos para o ingresso nos cursos, como de que o aluno comprove a conclusão do Ensino Fundamental, apresentando declaração escolar ou Certificado de Conclusão e Histórico Escolar. A carga horária dos cursos segue a resolução nº 06/2016, estipulada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que determina que sejam entre 3.000 e 3.200 horas/aula.

Divino Mariosan, superintendente de Desenvolvimento da Educação da Seduc, diz que essa nova proposta ajudará com a inserção social, com a produção de conhecimento e também com uma das grandes preocupações das escolas: a evasão escolar. A nova organização possibilitará que os alunos terminem os cursos mais rapidamente e que ao final do curso eles já estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho.




Como opção de escolha, os alunos terão estes cursos: Técnico em Enfermagem, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Informática, Técnico em Transporte de Cargas, Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, Técnico em Biotecnologia, Técnico em processamento de Pescado, Técnico em Zootecnia, Técnico em Agricultura, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Recursos Humanos e outros.

Dá para ver que as opções são bastante diversificadas e que comtemplam tanto áreas biológicas quanto exatas e humanas. É uma excelente iniciativa, que vem a somar, oferecer oportunidades e despertar o interesse dos alunos para que comecem a definir a sua caminhada profissional.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do SEDUC, neste endereço eletrônico: seduc.to.gov.br.

Por Elia Macedo




Post Comment