Seduc oferece bolsas de estudos para o Programa Brasil Alfabetizado

  

Seduc oferece 1,5 mil vagas para bolsistas que queiram fazer parte do Programa Brasil Alfabetizado.

Estão abertas as inscrições para 1.550 vagas para bolsistas que tenham interesse em fazer parte do Programa Brasil Alfabetizado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A oportunidade é para alfabetizadores, coordenadores de turmas e também tradutores-intérpretes da Língua de Sinais (Libras).

O prazo para inscrição fica aberto somente até o dia 26 de fevereiro e os interessados devem entregar todos os documentos que estão descritos no edital nas Diretorias Regionais de Educação (DRE’S).

As vagas foram distribuídas da seguinte maneira: 1.000 vagas para a função de alfabetizador, 250 para o cargo de coordenador de turma e 200 para tradutor-intérprete. Os alunos que tiverem interesse em ingressar no programa, contarão com 15 mil vagas para várias áreas e cursos, que foram distribuídos em diversas localidades, na modalidade formação inicial e continuada (FIC).

O Ministério da Educação (MEC) organiza o programa de alfabetização desde 2003, que tem como principal finalidade alfabetizar os jovens, adultos e também os idosos, com o intuito de contribuir para a educação e desenvolvimento do País, além de ampliar o acesso à cidadania, principalmente, para as pessoas que não tiveram a oportunidade de ler e escrever.




No estado de Tocantins, por exemplo, segundo o diretor de projetos e programas educacionais da Seduc a meta é se esforçar para superar o índice de analfabetismo atual e, assim, levar educação integral e humanizada aos municípios do estado.

O processo seletivo é realizado por meio da inscrição e entrega de documentação (caráter eliminatório), elaboração de texto (caráter classificatório) e última etapa é a análise de documentação exigida.

O Programa Brasil Alfabetizado tem abrangência em todo o País e conta com atendimento prioritário aos municípios que tem uma taxa de analfabetismo menor, e a maioria esta situado na região nordeste.

Os requisitos para a seleção de cada cargo constam no edital e as inscrições podem ser feitas na Seduc das regionais do estado. 

Por Babi




Post Comment