Desafios na capacitação de gestores para as Instituições de Ensino

  

  

A capacitação de gestores é um grande desafio, pois a excelência da educação é uma questão de muita importância em nosso país e tem sido alvo de várias discussões.

Visando uma melhor administração nas escolas, há necessidade urgente de uma qualificação mais eficaz dos gestores, pois são enormes os desafios quando se trata de qualificação dos formadores da educação.


É preciso que os gestores estejam inseridos na realidade em que vive a comunidade da qual a escola faz parte, sem esse prévio conhecimento pode não haver chance de adequar um plano que leve ao controle da situação, aproveitando melhor todo o potencial de cada aluno.

Dar continuidade aos planos que estão pendentes e já deveriam estar sendo aplicados na escola, é outro grande desafio para os gestores e, na falta de um melhor planejamento, ou por não saberem como seguir adiante, acabam engavetando projetos educacionais já existentes.

A gestão escolar deve ser baseada na cidadania, respeito e parceria entre escola e comunidade, viabilizando ações com a participação de todos. Dividir responsabilidades facilita a interação entre funcionários e gestor.

  

Para que haja uma boa gestão é preciso entender que não basta somente uma administração de qualidade, isso requer também capacidade para tratar com recursos humanos e pedagógicos.

A pedagogia exige o envolvimento de todos os membros da escola que são os responsáveis por um ensino de qualidade. 



Post Comment