Pronatec oferece cursos técnicos gratuitos

  

O Pronatec caracteriza-se por ser um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. É um sistema de assistência à educação que foi criado pelo Governo Federal do Brasil e que visa popularizar a oferta de cursos técnicos gratuitos para capacitar as pessoas com educação profissional e tecnológica, permitindo melhorar o currículo profissional e proporcionar condição de trabalho, com mão de obra mais qualificada para o Brasil.

O Governo tem interesse em investir R$ 14 bilhões no Pronatec até o ano de 2015, com o objetivo de disponibilizar mais de 8 milhões de vagas em cursos profissionalizantes em diversas áreas como mecânica, comércio, entre outras.

O projeto oferece cursos para pessoas com nível médio, que podem ser realizados presencialmente ou à distância, conforme o tipo de curso e a oferta pela instituição, pois o objetivo é melhorar a qualidade de ensino das escolas públicas, além de oferecer oportunidades educacionais para as pessoas trabalharem ou conseguirem um emprego melhor.

A prioridade de atendimento é do público com vulnerabilidade social e podem participar as instituições que desejam ofertar os cursos em parceria com o SENAI e SENAC.

O Pronatec prioriza os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive aqueles da EJA (Educação de Jovens e Adultos), trabalhadores e os beneficiários dos programas do Governo Federal que recebem benefícios como o Bolsa-Família. Também podem se candidatar os estudantes que tenham estudado em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Para as pessoas que desejam maiores informações sobre os cursos técnicos, é preciso procurar a Secretaria de Educação do seu estado. Caso esteja interessado em cursos de qualificação profissional, procure os postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou acesse endereço eletrônico pronatec.mec.gov.br




Enfim, as pessoas não podem deixar a oportunidade de aprender cada vez mais. Por isso, não percam tempo e faça um curso técnico ou de qualificação pelo Pronatec.

Por Jaqueline Mendes Rodrigues dos Santos

Foto: divulgação




3 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Procuro tecnico em informatica ,apenas precisamos de oportunida, e se caso hover vaga ficarei muito feliz.

Post Comment