Programa Ciências Sem Fronteiras – 500 Bolsas de Estudo

  

O Programa Ciências Sem Fronteiras abre um processo seletivo para 500 bolsas de estudos integrais na modalidade Doutorado Pleno. As aulas terão início em 2015 e serão ministradas em Universidades dos Estados Unidos.

As inscrições já estão abertas e finalizam-se no dia 1 de setembro de 2014. O processo é administrado pela Laspau e são oferecidas vagas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Aos interessados é preciso comprovar formação ou conhecimento profissional relacionado às áreas. Para tanto, não é obrigatório possuir grau de mestrado. 

Inscrições e informações: laspau-brasil-csf@harvard.edu, www.laspau.harvard.edu ou www.cienciasemfronteiras.gov.br.

São exigências também, testes recentes que comprovem a proficiência no idioma inglês e o exame Graduate Record Examinations (GRE) ou Revised  General Test (realizado a partir de março de 20110).

O Test Of English as a Foreign Language (TOEFL), composto por duas fases, exige aproveitamento de 79 pontos na categoria IBT e 550 pontos na categoria PBT. É o mais aceito pelas universidades. Mas há exceções para o International English Language Test (IELTS), com pontuação mínima de 6 pontos. Para ambos os casos a nota deverá contar a partir de 31 de março de 2013.




Observações a serem consideradas:

  1. As inscrições encerram-se às 23:59 da data informada.
  2. O candidato deve observar o início da vigência da bolsa. Para os casos de submissão prévia, a proposta será analisada somente no calendário correspondente ao início da vigência. Na impossibilidade de viajar até o dia 14 do último mês estipulado no calendário, sugere-se submeter proposta para o próximo cronograma ou chamada.
  3. Verifique se o seu projeto enquadra-se nas áreas prioritárias do Ciências Sem Fronteiras.
  4. Os estudantes interessados em bolsas de estudos no EUA devem se inscrever conforme as instruções do formulário de inscrição.
  5. Os documentos complementares exigidos devem ser digitalizados e reunidos em arquivo único, em formato PDF (máximo 500 KB), que deverá ser anexado ao formulário de inscrição específico.

Vale frisar que o Programa Ciências Sem Fronteiras concederá até 2015 um total de 19.500 bolsas de estudos em nível de Pós-Graduação (Doutorado Pleno 4.500 e Doutorado Sanduíche 15.000) e 6.440 bolsas de estudos em nível de Pós-Doutorado.

Fique atento e boa sorte!

Por Kesianne Ferreira




Post Comment