Senai do Rio de Janeiro oferece Cursos Técnicos Gratuitos

  

O Senai do Rio de Janeiro vai promover entre os dias 17 e 21 de março diversos cursos técnicos para quem já concluiu o Ensino Médio e realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. As inscrições já estão abertas para 590 vagas. Todos os cursos serão gratuitos. O Senai de Barra Mansa vai proporcionar oportunidades para os cursos técnicos em Construção Naval, Segurança do Trabalho e Mecânica. Para o Sul Fluminense, a organização reserva 240 lugares. Desta vez, o Senai apresenta como novidade o Curso Técnico em Mecatrônica, que será ministrado na nova sede do Sistema em Resende, previsto para ser inaugurada no início do mês de abril de 2014.

O Ministério da Educação será o órgão máximo que ficará responsável pela seleção dos candidatos. As inscrições já podem ser feitas no site do Sisutec e do Pronatec. As oportunidades estão abertas para o Curso Técnico de Mecatrônica (80 vagas em Resende), Curso Técnico de Construção Naval (40 vagas em Barra Mansa), Curso de Mecânica (40 vagas em Barra Mansa) e Curso de Segurança do Trabalho (40 vagas em Barra Mansa).

 

Os estudantes que se interessarem pelas vagas precisam ter concluído o Ensino Médio em escolas públicas ou em colégios privados como bolsista integral da instituição. Além desse requisito, o aluno deve ter conseguido uma nota acima de zero na redação do Enem.




As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com o curso escolhido. O Senai prevê que as aulas devem iniciar na segunda quinzena de abril. Os programas serão ministrados com teoria e prática em oficinas e laboratórios que se assemelham ao ambiente real das indústrias. Ao final, a organização certificará os alunos com Diploma de Técnico de Nível Médio.

Os cursos pretendem formar mais trabalhadores com perfil capacitado para a demanda necessária das indústrias fluminenses, além de auxiliar jovens de baixa renda a se inserirem no mercado de trabalho. A oportunidade que o Pronatec está oferecendo pelo Sisutec faz parte das mais de 45 mil vagas gratuitas que o Senai Rio vai possibilitar este ano.

Ontem o Senai Rio também promoveu um Seminário chamado “Terça Sem Dúvidas”, onde alunos de Barra Mansa que fizeram a edição 2013 do Enem tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o futuro profissional. Uma oportunidade para orientações, gratuitamente, que abordou temas como "Mercado de Trabalho para Técnicos na Indústria do Rio” e "Orientação Profissional sobre Cursos Técnicos de Construção Naval, Eletrônica, Mecânica e Segurança do Trabalho".

Por Carolina Miranda




Post Comment