Programa Inglês Sem Fronteiras

  

MEC (Ministério da Educação e Cultura) abriu aproximadas oito mil vagas para estudantes de graduação ou pós-graduação que desejam aprender a língua inglesa, no sentido de aumentar a perícia e as chances de estudar no exterior. De acordo com informações colhidas no site oficial, participantes do Programa Ciências Sem Fronteiras aumentam as chances de participar do Programa Inglês Sem Fronteiras.

As aulas acontecem apenas de forma presencial. Candidatos que conseguirem a aprovação no processo seletivo são designados aos centros de ensino, para estudar inglês sem ter que pagar nada. As inscrições à segunda etapa duram até o dia 13 de fevereiro, com previsão do início das aulas em 20 de fevereiro. Os resultados dos aprovados serão divulgados no Diário Oficial da União ou no site oficial do Programa.

Podem participar tanto alunos que fazem graduação ou pós-graduação em instituições de ensino público ou privado. Nos casos de centro de ensino particular, existe necessidade de a instituição de ensino estar cadastrada de modo oficial no Ministério da Educação e Cultura.

Interessante notar que o governo investe alto no programa para ensinar inglês em consequência de dois motivos. Primeiro, por 2014 ser ano de Copa do Mundo e que demanda maior número de cidadãos que compreendem a linguagem inglesa. Segundo, porque os programas para estudar no exterior que são patrocinados por parte do poder público aumentaram as vagas em países que exigem o domínio da segunda língua.




Representantes do governo federal dizem que a maioria dos alunos escolhia a região de Portugal para estudar no exterior por causa da facilidade de linguagem. Em consequência, o país lusitano está sendo retirado das principais opções de escolha ao estudo em terras estrangeiras nos programas patrocinados por programas governamentais.

Para saber maiores informações clique no link e acesse na íntegra o edital oficial do MEC ao Programa Inglês Sem Fronteiras.

Por Renato Duarte Plantier




Post Comment