Pronatec – Programa oferece cursos profissionalizantes para desempregados





A presidenta Dilma Rousseff comentou, no dia 29 de outubro, sobre os resultados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O programa foi criado pelo Governo Federal em novembro de 2011 na nova legislação que rege o pagamento do seguro-desemprego. O programa objetiva dar novas oportunidades de emprego para trabalhadores que estão desocupados. As declarações foram feitas durante o programa "Café com a Presidenta". Segundo as informações veiculas para a presidenta, em um ano o Pronatec atendeu a 720 mil matriculados em cursos técnicos.

O programa fornece cursos profissionalizantes para pessoas que perderam seus empregos através de uma rede nacional formada pelas Escolas Federais e Estaduais. Cooperam com o governo no fornecimento dos cursos também o  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai.





Em suas declarações Dilma ressaltou que o programa forma profissionais em diversas áreas. Dentre as especialidades profissionais estão: automação industrial, petróleo e gás, saúde, informática, eletrotécnica e mecânica. De acordo com as declarações o Senai estaria investindo cerca de R$ 1,5 bilhão, com financiamento do BNDES, para abrir mais 53 escolas e modernizar outras 251.

Por Matheus Camargo

Fonte: Estadão



20 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Riger Margareth Portes Lima Martins · Editar

    Moro em Macaé – RJ, já tentei fazer minha inscrição pra fazer um curso técnico em Administração, estou desempregada e gostaria de aproveitar a oportunidade pra me qualificar, mas não consegui fazer minha inscrição pra o curso. Gostaria de saber se tem algum curso técnico disponível pra cidade de Macaé e se tem, como faço pra conseguir me inscrever ? Obrigada.

  2. MORO EM SALVADOR BA E JA TENTEI ME ESCREVER NO PRONATEC
    PELA INTERNET E NAÕ CONSIGO MANDA PRO MEU E-MAIL POR FAVOR
    COMO FAZER ADOREI A OPORTUNIDADE

  3. Queria saber quando vai ter curso de mecanico de manutencao de locomotiva.gostaria muito de fazer.obrigado

  4. quero fazer curso de administração ou me profissionalizr em alguma area mas não consigo me inscrever

  5. fui dar entrada no seguro desemprego e mandaram eu fazer cursos so que nao tem vagas ai eu retornei no sine bahia onde disseram que nao podia fazer nada e me encaminharam pra superintendencia do trabalho onde fui emformada a prestar queixa e protocolar depois esperar 120 dias como e que pode desempregada e ainda esperar pra receber um direito que e meu pois eu trabalhei pra isso esse programa do pronatec e uma merda so esta prejudicando a vida do desempregado

  6. oi gostaria de fazer pos graduação pelo senac ou senai de Cuiabá mato grosso.
    para trabalhar na usinagem de monte verde de minas gerais .
    065 93271828 ou 065 8113963 . urgente .

  7. Até que idade e oferecido esses cursos? Quero muito fazer emfermegem ou farmacia. Por favor me respondam. ..

Post Comment