Libras esse é o meu sinal!

     

-  Conhecer Libras.

-  Reconhecer Língua Brasileira de Sinais como parte integrante da Língua Portuguesa.

-  Comunicar-se através de Libras tanto com estudantes surdos, quanto os ouvintes.

-  Expressar-se através da Linguagem não verbal.

As atividades podem ser desenvolvidas em 06 aulas de 50 minutos.

As linguagens multimodais estão em nosso dia a dia, por isso para desenvolver essas atividades, é necessário que o professor converse com os estudantes sobre a importância do respeito as diversidades, da convivência em harmonia para que a escola consiga ser um ambiente de inclusão social e, a Libras Língua Brasileira de Sinais é parte do processo de construção de identidade dos sujeitos surdos 

1ª Aula

1ª Atividade: Para iniciar as atividades o professor pode perguntar oralmente sobre: Comunicação: Como as pessoas se comunicam Como você fala com a pessoa mais velha da sua casa Você fala do mesmo modo com os amigos E, quando você conhece uma pessoa como faz para saber o nome dela Após mostre a imagem abaixo com auxilio do data show, diga aos estudantes que no 1º Slide: a 1ª imagem mostra a pessoa sinalizando a palavra Libras e, na 2ª imagem os garotos estão se saudando. No 2º Slide: a 1ª imagem mostra o menino perguntando o nome da menina e, ela respondendo usando as letras do alfabeto em libras; na 2ª imagem a menina diz para ele pensar em um sinal que represente o nome dele (ele responde: o meu sinal é…). Importante professor, que você diga aos estudantes que a linguagem em Libras, assim como na Língua Portuguesa há mais de uma forma para se comunicar. O nome pode ser respondido usando as letras do alfabeto manual, ou ainda através de um sinal que represente o nome da pessoa.

nome

2ª Atividade:Professor, você pode projetar com auxilio do data show o documentário sobre Educação Especial disponível no portal do Mec http://centraldemidia.mec.gov.br/play.phpvid=990,  que relata a experiência de escolas que já estão no processo de inclusão de crianças e adolescentes da educação especial. Após, converse com os estudantes sobre a importância do respeito mútuo, do companheirismo, da solidariedade, da interação que deve haver entre todos dentro e fora do ambiente escolar.

2ª Aula:

1ª Atividade: Nessa atividade professor você poderá realizar a introdução de Libras. Mostre aos estudantes o vídeo: Libras Vídeo I Alfabeto, disponível no site: http://www.youtube.com/watchv=vcIr3LfShrI. É importante repetir o vídeo do alfabeto; peça  que os estudantes observem e façam os sinais de acordo com cada letra. Aproveite esse momento professor e entregue o alfabeto escrito em libras para eles compararem os gestos com a escrita.

2ª Atividade: Professor entregue a cada estudante o exercício abaixo impresso, para que possam exercitar a Língua de Sinais.

exercicios

Fonte: Apostila Libras nível Básico. Disponível em: http://www.sj.ifsc.edu.br/~nepes/videos/apostilas/apostia_libras_basico.pdf

3ª Atividade: Proponha atividade em duplas com os estudantes, para que eles pratiquem o alfabeto em libras. Após, entregue uma lista contendo várias letras do alfabeto em Libras, para que os estudantes recortem e colem no caderno formando os nomes dos colegas de sala.

ALFABETO

alfabeto

fonte: autora

3ª e 4ª Aula

1ª Atividade: Apresentar com auxilio do data show o vídeo III: Saudações disponível no site:http://www.youtube.com/watchv=vcIr3LfShrI. Reveja o vídeo se necessário, para que os estudantes assimilem os sinais aos respectivos significados.

2ª Atividade: Após, peça aos estudantes que façam trios para encenar: Diga a eles que o trabalho consiste em organizar uma situação, que envolva três pessoas em um diálogo e, que a linguagem a ser utilizada seja Libras. Sugira a eles que pensem no lugar onde ocorrerá o diálogo; Quem ele representará (idoso Criança Adolescente Jovens) Em que situação os personagens se encontram para começar a conversação (passeio parque Mercado Festa Sorveteria) Frise professor, que os estudantes  utilizem as expressões faciais e corporais nas apresentações. Sugerimos que o professor conheça e faça apontamentos necessários no texto de encenação.

5ª Aula: Nessa aula professor sugerimos que utilize o Laboratório de informática, para realizar pesquisas e estudos com os estudantes, a fim de que os mesmos possam sanar possíveis dúvidas com relação à comunicação através da Língua de Sinais,

6ª Aula: Utilize essa aula para as apresentações de cada grupo. A primeira encenação pode ser apenas para os colegas da sala de aula. Caso necessite de arranjos ou modificações, sugerimos que o professor oriente os estudantes a reescreverem, para posterior apresentação a comunidade escolar.

A avaliação deve considerar o desenvolvimento individual, bem como os trabalhos em equipe, observando se os estudantes:

Expressam seus desejos, sentimentos, ideias e pensamentos, através das expressões faciais e corporais;

Conseguem estabelecer relações entre a Língua Portuguesa e Libras, nas atividades envolvendo linguagens;

Dramatizam situações do cotidiano, utilizando Libras para produzir conversação entre os interlocutores;


Fonte: Portal do Professor

Compartilhar este Artigo

Post Comment