INSI oferece curso de segurança para jornalistas – RJ

  

A International News Safety Institute (INSI), organização mundial especializada em segurança da imprensa, convoca as empresas de comunicação da cidade do Rio de Janeiro para encaminhar funcionários de seu quadro para participar do Curso de Segurança para Jornalistas em Áreas de Conflito. O treinamento já tem data programada: começa no dia 27 de agosto, com término no dia 30.

A ideia foi proposta pelo Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e também está inclusa no acordo coletivo de 2012. Já que a iniciativa é financiada pelas empresas de comunicação, elas que selecionarão os produtores, repórteres e motoristas para incluir nos treinamentos. As empresas também deverão incluir os editores que orientam os jornalistas na cobertura das reportagens.

Nesta terceira edição do curso ministrado na cidade, estão entre os assuntos abordados: os procedimentos de segurança durante um tiroteio e a importância de se planejar a reportagem antes de encarar a rua. O representante da INSI no Brasil, Marcelo Moreira, afirmou que também será tratado outro assunto importante: o estresse que o jornalista sofre quando está em coberturas perigosas.




Ao fim do treinamento, os especialistas do INSI produzirão um relatório sobre protocolos de segurança para jornalistas da cidade, que responde a outro pedido do Sindicato.

Por Tadeu Goulart

Fonte: Portal Comunique-se




Post Comment