A exploração do ouro nas minas gerais

O aluno poderá aprender com esta aula aspectos da história do Brasil Colonial e sobre as Minas do Ouro. Alguns aspectos são: A descoberta do ouro, o surgimento das cidades, a relação entre a Colônia e Portugal durante a exploração do ouro, bem como a trajetória do trabalho escravo começando nos moinhos de açúcar até chegar as jazidas de ouro.  

Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre História do Brasil Colônia e os interesses de Portugal nas riquezas aqui existentes. Além disso deverá saber sobre as relações de trabalho existentes nesta época, principalmente o trabalho escravo e sua influência na sociedade da época. 

INTRODUÇÃO

O Professor deve fazer uma breve introdução sobre como a descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira corrida, durante todo século XVIII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes e também os portugueses, passaram a migrar para as regiões auríferas, buscando o enriquecimento rápido. Doce ilusão, pois a exploração de minas de ouro dependia de altos investimentos em mão-de-obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado.

ATIVIDADE 1 (  aula 1 ):

A atividade 1 consiste em uma apresentação aos alunos do tema proposto. Ela os ajudará a se familiarizar com o determinado tema. No inicio da primeira aula o professor deve fazer uma breve introdução resumindo qual era o contexto em que se encontrava o Brasil no século XVIII, século em que se teve inicio a exploração do ouro.  Para Iniciar a discussão com os alunos o professor deverá mostrar duas imagens: 

Engenho

Fonte:http://brasilarqui.files.wordpress.com/2010/03/engenho-de-acucar1.jpg

Mina

Fonte: http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2010/02/os-terratenentes-do-brasil-14-os.html

O professor deverá pedir aos alunos que analisem as imagens e achem as diferenças básicas entre uma e outra. Após a discussão dos alunos sobre as diferenças entre as duas imagens, o professor deverá explicar o trabalho nas Minas de Ouro, enfatizando o que teve que mudar no Brasil para que a exploração do ouro se consolidasse como o principal meio de riqueza. 

ATIVIDADE 2 (aulas 2 e 3)

Aula 2: A atividade 2 será um seminário. Para isso, o professor dividirá a sala em quatro grupos, que utilizarão o horário da aula 1 para pesquisar na internet sobre um dos  temas abaixo:

Grupo 1: Chegada dos bandeirantes em Minas Gerais. Sites para pesquisa:

O movimento das bandeiras e a descoberta do ouro – http://sp450anos.terra.com.br/interna/0%2C%2COI236128-EI2551%2C00.html

A corrida do ouro em Minas gerais – http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/corrida-ouro-minas-gerais-433563.shtml

Ouro – História- Mineração no Brasil Colônia – http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm

Mineração no Brasil Colônia – http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

Grupo 2:  A descoberta do ouro e a formação das primeiras cidades em Minas. Sites para pesquisa:

A corrida do ouro em Minas Gerais – http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/corrida-ouro-minas-gerais-433563.shtml

Corrida do ouro – http://www.infoescola.com/brasil-colonia/corrida-do-ouro/

Ouro – História- Mineração no Brasil Colônia – http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm

Mineração no Brasil Colônia – http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

Grupo 3: A exploração do ouro e o trabalho escravo. Sites para pesquisa:

Mineração no Brasil Colônia – http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

Ouro – História- Mineração no Brasil Colônia – http://ouroedinheiro.com/principal/ouro-mineracao-brasil.htm

Escravidão no Brasil – http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-no-brasil.htm

Grupo 4: O declínio da Mineração. Sites para pesquisa:

O Declínio da Mineração – Ciclo da Mineração no Brasil – Brasil Colônia – http://www.hjobrasil.com/ordem.aspsecao=44amp;categoria=640amp;subcategoria=1121amp;id=3574

Mineração no Brasil Colônia – http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

A pesquisa também poderá ser feita em livros didáticos, a critério do professor.

Cada grupo deverá produzir um relatório de pesquisa ( com mais um menos uma página)  a ser apresentado na aula seguinte, explicando como foi a pesquisa, quais as dificuldades que tiveram durante a pesquisa, e escrevendo resumidamente os pontos interessantes que encontraram no conteúdo estudado.

Aula 3: Os alunos iniciarão o seminário, e cada grupo apresentará sua parte ao restante da turma. Os grupos terão cerca de 15 minutos para abordar resumidamente e ensinar aos demais o que aprenderam em sua pesquisa. É necessário que os alunos entendam de forma geral a economia, a sociedade e a política da época estudada, sabendo enquadrar seu tema no contexto histórico da época.

ATIVIDADE 3 (aulas 4 e 5)

Aula 4:

 A atividade 3 consiste na observação de um filme documentário, que exemplificará o que foi discutido em sala.  O filme se chama Morro do Ouro Ambição e Agonia e é um vídeo documentário / ficção que mostra a epopeia da exploração do ouro na antiga mina de Paracatu-MG onde o passado e o presente geram conflitos e revelam a influência sócio econômica, histórica e cultural do Morro do Ouro para o Brasil. 

Onde encontrar: http://albernazfilmes.com/site/MorrodoOuro.php

Aula 5:

 Nesta aula o professor fará uma grande roda e iniciará uma discussão sobre o filme. Ele perguntará o que foi visto, e pedirá aos alunos para interligarem o conteúdo do filme ao que foi estudado antes em sala. Depois da pequena discussão, o professor pedirá para que escrevam, durante os trinta minutos restantes da aula, um comentário de uma folha sobre o filme, relacionando-o com o seminário da aula anterior e dizendo o que acharam de mais interessante no documentário. 


Fonte: Portal do Professor

Compartilhar este Artigo

Post Comment