Projeto de iniciação científica – gêneros orais: debate regrado

  • levantar hipóteses a respeito das possíveis normas direcionadoras de um debate;
  • analisar debates regrados, considerando aspectos como: o nível de formalidade da linguagem relacionado aos interlocutores, ao público a que se destina e ao tema abordado; as normas direcionadores do debate, confirmando ou refutando as hipóteses apresentadas;
  • acordar regras e temas para a realização de um debate entre os alunos e desenvolvê-lo.
  • conceito de variação linguística;
  • diferentes registros e níveis de formalidade em que a linguagem pode ser manifestada.           
  • tablets, laptops UCA ou computadores em laboratório de informática;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet;
  • reprodução de trechos de diferentes debates disponíveis no Youtube;
  • processador de textos Kword ou Word;
  • câmera fotográfica digital, câmera filmadora, celular, smartphone ou outro dispositivo tecnológico que possibilite gravação de vídeo;
  • trabalho interativo em grupos.

Atividade 1 Identificação do conhecimento prévio e delimitação do tema da pesquisa

Professor, nossa proposta para esta aula-pesquisa é que os estudantes realizem, ao longo de suas etapas, um estudo investigativo sobre o gênero discursivo oral debate regrado. O passo a passo de nossa proposta está detalhado no decorrer da aula, em cada uma das atividades apresentadas.

Com a primeira atividade exposta abaixo, será possível averiguar o conhecimento prévio dos discentes acerca desse tema, bem como delimitá-lo. Para a delimitação de nossa proposta, sugerimos que os alunos investiguem a diversidade de linguagens e normas na realização do gênero discursivo debate regrado. Para isso, desenvolva o que se propõe a seguir.

Inicie a aula organizando os estudantes em grupos de quatro componentes.

Entregue uma cópia das questões abaixo para cada aluno e solicite que eles, em um primeiro momento, respondam-nas individualmente e registrem as respostas em seus tablets ou laptops UCA, por meio de um arquivo em um programa editor de textos (como Kword ou Word). Em seguida, eles devem compartilhar suas ideias com os colegas de grupo, discuti-las, voltar a suas respostas e complementá-las. Após essa etapa, devem também escolher ou elaborar uma resposta para cada pergunta, que seja consenso do grupo, para ser apresentada ao final, no momento da socialização com os demais colegas da sala.

Questões iniciais

1. Em sua concepção, o que é um debate

2. Para que serve um debate Em que situações eles são realizados

3. Você já participou de debates Descreva essa situação.

4.  O debate do qual participou era livre ou tinha alguma norma ou diretriz para realização No caso de ter havido uma ou mais normas, cite-a(s).

5. Você conhece a expressão debate regrado É capaz de inferir seu significado Explique.

6. O que é público alvo Explique.

7. Quem participa da realização de um debate regrado Existe um público específico para o qual o debate é direcionado Explique e exemplifique.

8. Os participantes do debate usam sempre uma linguagem formal, acadêmica ou uniforme Explique.

9. Em um debate, que relação existe entre tema, participantes, linguagem e normas Explique.

Após responderem aos questionamentos, proponha a socialização das respostas de forma que cada grupo responda a duas questões. Em seguida, estimule os estudantes a delimitarem o tema da pesquisa em torno da diversidade de linguagens e normas existentes na realização de um debate regrado. Ao final, solicite que digitem o tema delimitado, utilizando o mesmo arquivo em que já estavam trabalhando.

Atividade 2 Construindo hipóteses para uma questão-problema

Para esta etapa, os alunos devem continuar organizados em grupos de quatro integrantes.

A partir da delimitação do tema, é possível explicitar o questionamento de nossa proposta: Em um debate regrado, qual o nível de relação e interdependência entre o tema abordado, os debatedores e mediadores, o público alvo, a linguagem utilizada e as normas direcionadoras

a

(Disponível em: lt;http://paradiversidade.com.br/2010/p=3169gt;. Acesso em: 20 mar. 2012.)

Proponha esse questionamento aos discentes como situação-problema a ser investigada e solicite que eles se manifestem oralmente, apresentando possíveis respostas à pergunta (essas respostas serão as hipóteses iniciais). Em seguida, solicite que respondam, em grupo, às questões apresentadas abaixo.

Após a realização desta atividade e da discussão das respostas, os discentes estarão aptos a elaborar hipótese(s) mais embasada(s) a respeito da situação-problema apresentada.

Distribua, para cada grupo, uma cópia da atividade a seguir e uma cópia do quadro colocado abaixo dela. Oriente os estudantes a responderem às questões preenchendo o quadro.

Caso os alunos manifestem dificuldade em responder, por ainda não terem participado de um debate regrado ou por não se lembrarem de um, ajude-os a retomarem o conhecimento prévio sobre os debates de candidatos a cargos políticos como, por exemplo, os debates realizados com os presidenciáveis por emissoras de televisão como Record, Rede Globo, Bandeirantes, SBT, dentre outras. Além desses, que são debates mais formais, existem outros, com regras menos rígidas, realizados em programas televisivos diversos, em que dois ou mais convidados debatem um tema proposto pelo apresentador, que atua como mediador.

Atividade

1. Utilizando o quadro entregue ao grupo, relacionem, na 1ª coluna dele, dois ou mais debates a que vocês assistiram ou dos quais já participaram como debatedores ou mediadores.

     A partir da questão 2, respondam separadamente aos itens sobre cada um dos debates relacionados por vocês, preenchendo o quadro.

2. Em que local e data o debate ocorreu

3. De que maneira vocês assistiram a ele: presencialmente ou por algum meio de comunicação, como televisão ou internet

4. A qual público o debate foi direcionado

5. Qual ou quais temas foram abordados

6. Quem foram os debatedores e mediador(es)

7. Havia diferença na linguagem utilizada pelos participantes Era formal ou informal

8. A situação apresentada era séria, formal ou mais descontraída

9. Sintetizem algumas normas que foi possível verificarem na realização do debate.

Observação: Professor, para viabilizar o preenchimento organizado do quadro abaixo pelos discentes, sugiro que o copie em uma folha A4, amplie o número de linhas, configure a folha com orientação paisagem, imprima e entregue uma folha para cada grupo.

Debate

Local e  data

Meio de transmissão

Público alvo

Tema(s)

Partici- pantes

Linguagem

Situação

Normas

Após os alunos terem respondido às questões e preenchido o quadro, solicite que comparem os dados obtidos e formulem, de forma clara, a(s) hipótese(s) para responder à problemática da pesquisa e digitem-na(s) no arquivo do Kword ou Word em que responderam às questões da atividade anterior. Ao término da pesquisa, essas hipóteses serão retomadas para serem confirmadas ou refutadas.

Atividade 3 Análise de debates para identificação de convergências e divergências em relação à linguagem e às normas direcionadoras

Os alunos serão organizados em grupos de cinco integrantes.

Professor, para que os estudantes possam analisar a diversidade de linguagens e normas na realização do gênero discursivo debate regrado, eles deverão selecionar vídeos e ou áudios de alguns debates e assisti-los ou ouvi-los. Essa tarefa poderá ser desenvolvida utilizando-se de diferentes meios de comunicação, dentre eles canais de televisão, rádio e internet, como detalhamos no quadro da atividade abaixo, a ser entregue aos alunos. Na 1ª etapa dessa atividade, citamos alguns links em que são disponibilizados vídeos de debates regrados. Ressaltamos, porém, que esses são apenas sugestões que você poderá passar para os alunos, pois estes devem empenhar-se para encontrar outras fontes e tornar a pesquisa mais interessante para o grupo como um todo.

Oriente os discentes no sentido de que, para esse tipo de pesquisa, o site Youtube apresenta um acervo muito interessante, pois existem vídeos de um mesmo estilo de debate, por exemplo, com os candidatos à presidência da república do Brasil, produzidos em diferentes épocas, programas e emissoras. Essa diversidade poderá proporcionar vasta análise aos discentes, com a identificação ou não de regularidades, bem como a verificação de transformações ocorridas na estruturação e organização dos debates ao longo dos anos.

Acompanhe atentamente a seleção de debates feita pelos diferentes grupos e sugira alterações, caso necessário, para evitar que o corpus da pesquisa (os vídeos e ou áudios de debates regrados selecionados) sejam repetidos nos grupos. Dessa forma, o repertório a ser analisado se tornará mais amplo e diversificado, o que enriquecerá a pesquisa.

Para desenvolver as diferentes etapas desse processo, proponha aos discentes a atividade abaixo e entregue uma cópia dela para cada grupo:

Atividade para seleção e análise de debates regrados

A) Objetivo da atividade e orientação geral:

O objetivo desta atividade é vocês analisarem linguagens e normas na realização do gênero discursivo debate regrado. Para que seja possível fazer essa análise, vocês deverão escolher alguns debates e assistir a eles, o que poderá ser feito utilizando-se de diferentes meios de comunicação, dentre eles canais de televisão, de rádio e internet.

Observem que diversos canais televisivos têm programas específicos de debate em que, de acordo com o tema abordado, são convidados determinados participantes. Os programas de rádio também costumam realizar esses debates, na maioria das vezes ao vivo, o que se torna uma fonte de pesquisa muito rica e interessante. Na internet, em sites diversos e no Youtube, são disponibilizados inúmeros vídeos de debate, os quais têm estruturas e procedimentos variados, o que poderá enriquecer a coleta e análise de dados a ser empreendida por vocês.

B) Para desenvolver essa atividade, vocês empreenderão algumas técnicas investigativas (ao longo das diferentes etapas a seguir), tais como:

  • pesquisas em diferentes canais de televisão e de rádio, bem como na internet (por meio de sites como Youtube e outros), com o objetivo de selecionarem o corpus da pesquisa: vídeos e ou áudios de debates regrados;
  • realização de observações em relação ao corpus para a coleta de dados;
  • tabulação, comparação e análise dos dados obtidos;
  • elaboração de conclusões e considerações acerca do tema pesquisado.

Etapas

1. Em grupo, escolham quatro diferentes debates regrados (em vídeo e ou áudio) para serem analisados. Como orientado acima, essa busca poderá ser feita utilizando-se de canais de televisão, de rádio e internet. Os vídeos e ou áudios contendo debates regrados serão o corpus da pesquisa, isto é, os objetos de pesquisa a serem analisados, a partir dos quais serão coletados os dados para o desenvolvimento da pesquisa.

Apresento, abaixo, links de alguns vídeos de debates, como sugestão para assistirem, porém, devem procurar outros, para que o corpus da pesquisa da sala como um todo seja diversificado:

- MTVDebatehttp://mtv.uol.com.br/debate/naintegra. Acesso em: 20 nov. 2011. (Observem que este site oferece acesso a diferentes debates):

a

- Debate O brasileiro é preconceituoso, pela MTVDebatehttp://mtv.uol.com.br/debate/naintegra/09112010-o-brasileiro-e-preconceituoso. Acesso em: 20 nov. 2011.:

a

- Debate Presidencial 1º turno Rede Globo 30/09/2010 (Parte 1 de 8)http://www.youtube.com/watchv=dMVCnIg3J38. Acesso em: 20 mar. 2012.:

a

2. Assistam atentamente aos debates selecionados por vocês, com o objetivo de coletar dados (isto é, respostas, detalhes, características) a partir da observação dos seguintes aspectos:

  • quem são os participantes, tanto debatedores quanto mediador(es). Identifiquem: o nome de cada um deles; a profissão; se representam ou estão ligados a algum órgão, instituição, entidade, partido;
  • se existe diversidade ou não da linguagem utilizada pelos debatedores e mediador(es), no que se refere aos níveis de linguagem e de formalidade;
  • como é a situação de comunicação em que esse debate foi produzido (por exemplo, durante a campanha dos candidatos, em uma disputa eleitoral, portanto, uma situação incômoda, tensa, em que é preciso persuadir o eleitor);
  • em que meio de comunicação e horário o debate foi realizado ou exibido;
  • em qual local e data foi realizado;
  • para qual público alvo foi direcionado e como é possível identificar esse aspecto;
  • qual ou quais os temas abordados;
  • quais foram as regras estipuladas/estabelecidas (implícita ou explicitamente) para a realização do debate.

3. Após assistir aos debates e observar seus diferentes aspectos, é hora de registrar os dados coletados. Para isso:

a) Utilizando seus laptops ou tablets, abram o mesmo arquivo do programa Kword ou Word em que digitaram as hipóteses elaboradas na atividade anterior. Nesse arquivo, digitem o subtítulo Análise de debates regrados e, em seguida, registrem (de forma objetiva, sintética e precisa) os dados observados em cada debate, em forma de anotações discursivas, que podem ser em tópicos ou em pequenos parágrafos.

b) Após as anotações feitas, digitem um quadro semelhante a este colocado abaixo, que foi utilizado na atividade para levantamento de hipóteses (um quadro similar a este foi entregue em folha separada e preenchido por vocês):

Debate

Partici- pantes

Linguagem

Situação de comunic.

Meio de comunic. e horário

Local e  data

Público alvo

Tema(s)

Normas

               

Sintetizem as anotações feitas anteriormente sobre cada um dos debates e digitem-nas dentro do quadro, nas colunas referentes a cada aspecto. 

4. A estratégia de digitar as informações no quadro acima proporciona a vocês a visualização das características de cada debate separadamente, porém, ao mesmo tempo, possibilita  que cruzem as informações de um debate com outro, comparando-as entre si para que possam encontrar respostas significativas à questão proposta para esta pesquisa, que é: Em um debate regrado, qual o nível de relação e interdependência entre o tema abordado, os debatedores e mediadores, o público alvo, a linguagem utilizada e as normas direcionadoras

Adotando esse problema da pesquisa como a questão a ser respondida, avaliem os dados coletados e registrados e estabeleçam relações entre os diferentes debates assistidos e os critérios selecionados para análise. Para isso, é importante fazer o entrecruzamento de dados, visando produzir respostas relevantes e, não, simplesmente, repetir os dados de forma estanque e desarticulada, isto é, estática e separada.

Em seguida, digitem a(s) resposta(s) encontrada(s) no mesmo arquivo em já estão trabalhando, abaixo do quadro. Antes disso, digitem o subtítulo Avaliação dos dados.

5. Após fazerem a avaliação dos dados coletados e responderem à problemática da pesquisa, retomem aquelas hipóteses que foram elaboradas por vocês em uma atividade anterior e digitadas no arquivo do Kword ou Word. Comparem as respostas obtidas nesta 4ª etapa, acima, com as hipóteses elaboradas naquele momento, analisem e respondam:

a) Após a avaliação concreta dos dados da pesquisa, as hipóteses propostas inicialmente por vocês podem ser confirmadas ou refutadas (negadas)

b) Descrevam o que há em comum ou de diferente entre as hipóteses e as respostas construídas agora e exponham a opinião de vocês a respeito dessas convergências e divergências.

6. Façam, agora, o exercício de propor justificativas, explicações, para as semelhanças e ou diferenças encontradas nos diversos aspectos analisados de cada debate assistido e posicionem-se de forma crítico-analítica frente ao que se mostrou regular (comum, igual, padrão) e irregular (diferente, incomum, não padrão). Digitem essa resposta no mesmo arquivo em que estão trabalhando.

7. Após todas essas etapas, chegou o momento de elaborarem as conclusões sobre a pesquisa desenvolvida e de registrá-las. Para isso, continuem utilizando o mesmo arquivo em que digitaram as respostas às etapas anteriores e digitem essas conclusões. Tenham sempre como perspectiva/parâmetro para essa finalização os seguintes aspectos da pesquisa: tema, problema, hipóteses elaboradas, dados coletados, análises feitas, comparação entre hipóteses e respostas obtidas, convergências e divergências encontradas.

Para ampliar ainda mais essas conclusões e aprimorá-las, tentem ampliar o campo de visão de vocês, inserindo em suas considerações finais um ponto de vista crítico no que se refere às questões sociais e aos aspectos sócio-econômico-político-culturais do gênero discursivo debate regrado.

8. Organizem uma apresentação do grupo para os demais colegas. Neste momento, vocês deverão fazer uma síntese das etapas desta atividade investigativa, descrevendo: o corpus analisado; os principais dados obtidos; a síntese da análise feita por vocês e a considerações finais elaboradas.

Cada grupo terá, no máximo, 15 minutos para apresentação. Utilizem, para projeção, programas como Power Point, KPresenter ou a plataforma Prezi. Será disponibilizado datashow para a exposição.

Professor, será muito interessante viabilizar essa socialização da pesquisa para outras turmas da escola, assim como no blog ou site da escola ou turma, em seminários organizados para esse fim ou em outros eventos estudantis que possibilitem a comunicação de pesquisas realizadas.

Para os anos de ensino em foco, consideramos pertinente solicitar aos alunos a construção do relatório de pesquisa, seja em grupo ou individual. Porém, você poderá adaptar essa solicitação à realidade de sua turma, propondo formas diferentes de relato, que não sejam tão formais, caso não considere viável a primeira opção. Porém, se optar pela redação do relatório formal de pesquisa, lembre-se de que este deverá contemplar os seguintes tópicos:

  • capa;
  • folha  de rosto; 
  • sumário; 
  • introdução (com tema, problema, hipóteses, objetivos e justificativa);
  • metodologia;
  • cronograma;
  • resultado;
  • considerações finais;
  • referências bibliográficas. 

Atividade 4 É hora de debater

Professor, nesta etapa final, propomos que desenvolva um debate regrado entre os discentes, com o objetivo de consolidar o processo investigativo desenvolvido e socializar de forma consistente o conhecimento construído por eles. O foco da pesquisa desenvolvida até este momento foi a diversidade de linguagem e de normas direcionadoras em debates regrados. Além desse foco, é muito importante destacar e trabalhar outro foco com os alunos: o da argumentatividade/argumentação. Aproveite a atividade proposta nesta etapa da aula para ajudar os estudantes a consolidarem mais saberes sobre o gênero pesquisado, reconhecendo nele sua estrutura predominantemente argumentativa.

Desperte os discentes para o fato de que debater não é simplesmente trocar opiniões, mas pensar e refletir sobre um tema importante para uma determinada comunidade, em um determinado contexto social, posicionando-se sobre ele, construindo argumentos que ajudem na defesa desse posicionamento e, mais do que isso, contribuam para que o interlocutor seja persuadido a crer no que está sendo dito.

Para orientar o passo a passo dessa atividade que propomos e apresentar detalhes referentes às regras direcionadoras de um debate e às possibilidades de organização metodológica dos discentes, embasamo-nos no texto Debater é mais do que trocar ideias (Disponível em: lt;http://sites.google.com/site/dorothybluyus/debatendogt;. Acesso em: 17 nov. 2011.), do qual reproduzimos alguns trechos e adaptamos outros, além das propostas elaboradas por nós.

a

(Disponível em: lt;http://ptpernambuco.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.htmlgt;. Acesso em: 20 mar. 2012.)

 

A) Como organizar a turma para o debate regrado e estabelecer normas direcionadoras

1ª etapa   Solicite aos estudantes que relacionem os temas sobre os quais gostariam de debater. Caso prefira, você pode apresentar uma relação prévia de temas ou mesclar suas propostas às deles.

Sugestões de temas:

  1. Descriminalização das drogas no Brasil.
  2. Utilização da religião como método de controle social.
  3. Preconceito racial e religioso no Brasil.
  4. A internet como forma de alienação dos jovens.
  5. Avanços tecnológicos na contemporaneidade – benefícios e malefícios.
  6. Jogos virtuais: aprimoramento de habilidades ou vício.
  7. Sexo e gravidez na adolescência.
  8. Legalização do aborto.
  9. Uso de celular no ambiente escolar.
  10. Degradação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
  11. Redução da maioridade penal no Brasil.
  12. Ineficiência da Lei Seca no Brasil.
  13. Uso de drogas lícitas e ilícitas pelos jovens.
  14. Realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
  15. Aplicabilidade da Lei de Proteção aos Animais no Brasil e no mundo.
  16. Banalização do bullying na sociedade contemporânea.
  17. Legalização da união homossexual estável no Brasil.
  18. Imposição de padrões de beleza e comportamento pela mídia.

2ª etapa Organize os alunos em grupos de, no máximo, sete integrantes. Sorteie um ou dois temas para cada grupo, de acordo com o que considerar mais viável para sua turma.

3ª etapa Informe o tempo máximo que será destinado ao debate como um todo (quantas aulas) e, consequentemente, de quanto tempo cada grupo poderá dispor.

4ª etapa Sorteie a ordem de apresentação dos grupos.

5ª etapa Os estudantes devem definir, em cada grupo, os objetivos e limites da discussão, a fim de evitar fugas do tema. Ressalte com eles a importância de entenderem e de colocarem em prática a finalidade do debate regrado: desenvolver a capacidade argumentativa de cada participante, dando-lhe condições para expressar suas opiniões sobre um tema proposto, de forma clara e objetiva, visando à persuasão dos interlocutores.

6ª etapa Solicite a cada grupo que defina quem será o moderador/mediador do debate, que terá como função: apresentar o tema; esclarecer as normas ou diretrizes do debate; estimular que todos falem, cada um na sua vez; retomar aspectos da discussão que forem sendo deixados de lado no decorrer da atividade; evitar fugas ou desvios temáticos; controlar o tempo de fala de cada participante para que não extrapole os limites propostos; garantir os mesmos direitos de fala, réplica e tréplica a todos os debatedores.

7ª etapa Oriente os grupos a definirem, previamente, as regras que serão seguidas por eles, como observaram nas atividades realizadas anteriormente. Essas normas poderão ser iguais a todos os grupos ou não, todavia, sugerimos que sejam diferentes, pois, assim, os alunos terão oportunidade de experienciar e observar dinâmicas diferenciadas.

B) Como preparar os alunos para o debate

1ª etapa Após ter definido com os estudantes a organização do debate, é preciso que eles se preparem para discutir. Essa tarefa demanda certo tempo, uma vez que exige pesquisa sobre o tema, leitura e análise de diversos textos, seleção de ideias e argumentos, posicionamentos, dentre outros. Nesse momento, os estudantes podem/devem assistir a filmes, a programas de televisão, acessar vídeos e textos na internet a fim de ampliarem seu repertório sobre o assunto e terem condições para defender seu ponto de vista diante dos colegas e do professor.

Para isso, cada grupo deverá selecionar, pelo menos, três textos escritos, vídeos ou filmes sobre o tema que será debatido.

2ª etapa Os alunos deverão estudar, em grupo, os textos, vídeos e outros selecionados, visando aprimorarem seus conhecimentos e prepararem-se para o debate.

3ª etapa Os estudantes devem organizar a pesquisa e o estudo feitos em fichas que os auxiliem na seleção e escolha de argumentos. Eles poderão construir esse instrumento a partir dos seguintes dados:

Dados
Texto 1
Texto 2
Texto 3

1) Informações sobre os textos lidos ou assistidos pelo grupo: título, autor, fonte (retirado do livro tal, da internet, do jornal, dentre outros).

2) Tema e subtemas (o que dizem, como dizem, qual a opinião do autor ou diretor sobre o tema).

3) Quais aspectos do texto, vídeo ou filme ajudam o grupo a elaborar suas opiniões sobre o tema

4) Os textos apresentam um único ponto de vista sobre o tema ou pontos de vistas diversos e, por vezes, divergentes

Professor, acompanhe de perto esta etapa a fim de orientá-los na escolha dos melhores argumentos.

4ª etapa Visando enriquecer o debate, solicite aos discentes que identifiquem, pelo menos, dois pontos de vista diferentes sobre o mesmo tema. Além disso, devem elaborar, também, uma problemática sobre esse tema para que o debate seja construído em torno dessa questão.

Por exemplo: suponhamos que um dos grupos tenha escolhido o tema Imposição de padrões de beleza e comportamento pela mídia. O problema a ser discutido poderia ser: Até que ponto a imposição e massificação desses padrões é benéfica ou prejudicial para a população Para discutir essa questão, seria interessante que alguns alunos defendessem a imposição e seus padrões, por acreditarem que eles são positivos e estimulam os indivíduos a buscarem uma vida mais saudável e bem sucedida. Outra parte dos alunos deveria defender uma posição oposta: como os padrões são definidos pela mídia, que tem por princípio incutir e vender ideias, valores e produtos, os indivíduos devem rejeitá-los e não aceitar a imposição dos referidos padrões como superiores aos demais.

5ª etapa Os grupos devem definir quais integrantes farão a defesa de um ponto de vista e quais farão a de outro. Dessa forma, os estudantes deverão se organizar em torno das duas (ou mais) ideias divergentes, preparando-se para defendê-las. Nesse momento, os grupos se dividirão em subgrupos para realizar o debate.

6ª etapa Informe os alunos de que os debates serão filmados e, posteriormente, assistidos e analisados.

7ª etapa Providencie os dispositivos tecnológicos necessários para filmar os debates.

C) Como realizar os debates

1ª etapa Esclareça os alunos quanto a algumas exigências da situação comunicativa de debate:

- certa formalidade por parte dos debatedores e mediadores, que será expressa pela escolha de vocabulário, correção linguística, clareza de raciocínio, coerência entre a posição adotada e os argumentos escolhidos;

- capacidade para avaliar o próprio funcionamento comunicativo dessa situação (se as escolhas de argumentos ou exemplos são adequadas para o contexto, se os interlocutores e a plateia parecem compreender o que está sendo dito, se é preciso reformular o modo de dizer a fim de tornar mais clara a ideia exposta, dentre outros);

- construção de uma sequência de ideias, utilizando-se de exemplos retirados do mundo concreto dos interlocutores do debate;

- respeito à diversidade de opiniões e aos colegas debatedores;

- ciência de que o debate é momento oportuno para aprofundar o conhecimento em relação ao tema e aos colegas, o que exige postura ética em relação à situação vivenciada;

- o público espectador não participa do debate, a não ser que essa participação esteja prevista nas regras acordadas. 

2ª etapa Organize a sala ou auditório de forma que o grupo debatedor fique em posição de destaque, à frente, e o público espectador permaneça, preferencialmente, à frente dos debatedores, ou em volta deles, em formato de meia lua, como pode ser observado nas imagens abaixo:

a

(Disponível em: lt;http://colegiomarista.org.br/santoangelo/sala-de-aula/estudantes-realizam-debate-na-disciplina-de-historiagt;. Acesso em: 02 jun. 2012.)

a

(Disponível em: lt;http://www.appsindicato.org.br/include/paginas/noticia.aspxid=3802gt;. Acesso em: 02 jun. 2012.)

a

 (Disponível em: lt;http://www.asduerj.org.br/X_ELETRONICO/2012/MARCO/21/BE210312.htmlgt;. Acesso em: 02 jun. 2012.)

 

3ª etapa Inicie a realização dos debates. O mediador de cada grupo deverá fazer a apresentação do(s) tema(s) em pauta, dos debatedores participantes e das normas estabelecidas.

4ª etapa Grave, em vídeo, todos os debates realizados, a fim de tornar esta atividade ainda mais produtiva e significativa, ao ser revista e analisada pelos discentes.

5ª etapa Encerre a sessão de debates e prepare os alunos para assistirem aos vídeos feitos e analisarem-nos.

Atividade 5 Análise dos debates e autoavaliação

Em duas aulas posteriores à realização dos debates, faça a projeção das filmagens para os discentes e solicite que eles adotem uma postura analítico-crítica frente ao seu desempenho e ao dos colegas.

Entregue uma cópia da atividade abaixo para cada aluno, solicite que eles a respondam em folha separada e, ao final, recolha as folhas de respostas. Esse, certamente, será um material bastante rico, que possibilitará aprimorar as próximas realizações dessa proposta.

Atividade para análise dos debates realizados

1. Assistam atentamente aos debates projetados, adotando uma postura analítica e crítica frente ao seu desempenho, de seu grupo e dos demais colegas.

2. O objetivo dessa atividade é propiciar a reflexão sobre esse momento de aprendizagem. Para isso, observe e registre seu comportamento como debatedor ou moderador em relação aos aspectos citados abaixo e acrescente outros que julgar pertinentes:

- de que maneira você atua diante da fala do outro: ouve o que o outro tem a dizer; respeita o momento de fala dele; aproveita uma colocação do outro em favor da defesa dos seus próprios pontos de vista;

- quais recursos utiliza para apresentar e defender seu ponto de vista;

- você respeita a diversidade de opiniões e argumenta sobre ela ou sente-se irritado e perde a paciência e a postura durante o debate;

- você foi persuasivo o suficiente para conseguir adesões ao seu ponto de vista;

- utiliza uma variedade linguística pertinente à situação de debate.

3. Registre, agora, as mesmas observações em relação aos outros grupos debatedores.

4. Destaque a atuação de algum/a colega em específico, independentemente do motivo e explique sua opção.

5. Qual grupo você considera que estava mais embasado para o debate, isto é, qual grupo se preparou melhor Justifique.

6. As normas propostas pelos grupos para a realização do debate foram cumpridas Você mudaria alguma delas Por quê

7. Que avaliação você faria do seu desempenho e do seu grupo Justifique.

8. Em um próximo debate, o que você mudaria em seu comportamento Explique.

9. Que sugestões você faria à sua turma caso desenvolvam novamente essa atividade

Professor, ao terminarem de responder, proponha que cada discente apresente, oralmente, a resposta a duas perguntas, de modo que todos se expressem e que todas as perguntas sejam contempladas. 

Ao final dessa atividade, proponha aos estudantes outro debate rápido, neste momento, sobre o processo investigativo como um todo desenvolvido por eles, sobre o tema pesquisado, a aprendizagem construída (ou não) por eles. Solicite que todos se manifestem e organize a turma de forma a possibilitar essa manifestação. Proponha que cada discente realize uma avaliação geral de seu desempenho, considerando aspectos como: interesse pela proposta investigativa e envolvimento no processo; contribuição para o trabalho em grupo; atuação efetiva no desenvolvimento de cada etapa do processo; dentre outros.

 

  a

(Disponível em: lt;http://www.barilecardi.com.br/macrocapta%C3%A7%C3%A3o.phpgt;. Acesso em: 20 jun. 2012.)


Fonte: Portal do Professor

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