Pronatec deve abrir mais de 1 Milhão de Vagas em Cursos Técnicos



     

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, anunciou durante o seu programa diário "Café com a Presidenta" a abertura de quase 1,2 milhão de vagas em cursos técnicos através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

As áreas contempladas serão: enfermagem, construção civil, mecânica, turismo, entre outras. 

Os cursos oferecidos pelo Pronatec serão feitos em parceria com o Senai, Senac, além de diversas escolas técnicas federais.

Segundo a presidente, o mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação profissional, mais de 60% dos trabalhadores nas regiões metropolitanas tinham pelo menos o ensino médio em 2011, ou seja, a média de estudo é de 11 anos. 

De acordo com os dados oficiais divulgados pelo governo, foram criados quase dois milhões de empregos formais com carteira assinada, o setor de serviços foi o que mais se destacou nesse cenário, foram 925 mil vagas, seguido pelo comércio (com 452 mil) e a construção civil (com 223 mil novos empregos).

Dilma Rousseff também ressaltou as vantagens em trabalhar com carteira assinada, como décimo terceiro, férias remuneradas, Fundo de Garantia e Seguro Desemprego.

Por Joyce Silva



50 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Estes cursos só tem disponibilidade para outros estados. Sendo que o R.SUL tambêm tem muita gente com necessidades financeiras e precisando muito de uma oportunidade de uma formaçao proficional como eu.
    E tambêm quando aparecem por aqui a burocracia para a inscrição são enorme(as proprias exigencias já dificultam). Mesmo eu que trabalho e tenho o ensino médio (EJA) não tenho condições de pagar,pois tenho familia e marido desempregado para ajudar.

  2. Tentei de todas as formas efetuar matricula de meus filhos mas é impossivel, pois esses cursos só existem nas propagandas do governo, no existe no interior da Bahia, nem pela internet.Voces precisam saber que existem pessoas em todos os cantos do país, não é só nas cidades grandes não…

  3. Apreciaria participar de curso aqui em Porto Alegre/RS sobre motores diesel (Scania, Mercedes etc), utilizados para Casa de Bombas de Prevenção e Combate à Incêndio.
    Tem um colega que também quer fazer o mesmo.

  4. Olá,
    gostaria de informaçoes sobre esses cursos em Porto Alegre, quais serão disponibilizados na cidade.
    ATT
    Cleo

  5. Anelise cristina machado · Editar

    acho uma tremenda falta de respeito com o povo que nem uma dessas vagas seja
    para PORTO ALEGRE ,PAROBE ,IGREJINHA .SAO LEUPUDO,SAPIRANGA ETC….. SENDO QUE ESSAS CIDADES TAMBEM TEM SENAI SEBRAI E SENAC

  6. É um ótimo curso faço de engenharia a qualidade e os professores são otimos e a escola senai te da uma estrutura ótima para um ensino de qualidade e vida socíal..

Post Comment